Casa das Artes / Future Architecture Thinking

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 1 de 30
© João Morgado
Miranda do Corvo, Portugal

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 2 de 30Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 3 de 30Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 4 de 30Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 5 de 30Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Mais Imagens+ 25

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 4 de 30
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Artes em Miranda do Corvo expressa o encontro entre duas identidades, rural e urbana, em uma paisagem marcada pela Serra da Lousã.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 9 de 30
© João Morgado

A proposta assenta numa linguagem contemporânea e volumetricamente expressiva. Os planos inclinados da cobertura dialogam com a geometria da paisagem, buscando uma identificação com os telhados da cidade. O dinamismo alcançado pela continuidade entre fachadas e cobertura é enfatizado com a utilização da cor forte, ressaltando o desenho e destacando o edifício da vegetação da paisagem que o rodeia.

Mais que um edifício, a Casa das Artes pretende ser um marco da paisagem, celebrando o lugar onde as pessoas se encontram, onde a cultura e a arte acontecem, um espaço capaz de promover e estimular a atividade criativa, aumentando a qualidade de vida da população.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 10 de 30
© João Morgado

O projeto foi concebido criando espaços versáteis, tecnicamente adaptados para diferentes eventos, servindo diferentes segmentos da população.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 8 de 30
© João Morgado

A área exterior foi otimizada para favorecer os jardins, permitindo a criação de um anfiteatro externo integrado ao espaço público da vila.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 12 de 30
© João Morgado

O edifício consiste de três volumes que refletem diferentes usos: o primeiro com a área de palco, o segundo com plateia e átrio e o terceiro, visualmente independente, com o café e futuro museu.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 5 de 30
© João Morgado

A diversidade de acessos proposta para o edifício busca enfatizar a caracterização do aspecto público do lugar, permitindo o acesso direto ao museu e ao café sem passar pelo auditório.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 13 de 30
© João Morgado

A entrada principal se dá pelo átrio. Este espaço funciona como uma área de exposição dividida por um pequeno lance de degraus. Dele partem dois acessos ao auditório para 300 pessoas, com poço de orquestra motorizado e seis níveis técnicos devidamente equipados para performances teatrais, ópera, concertos, conferências e palestras.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 16 de 30
© João Morgado

O café opera independentemente do restante do programa, e oferece uma entrada secundária ao auditório. Este espaço possui um terraço coberto com claraboia voltada para o oeste, canalizando a luz do poente para o interior. A área do terraço acessa uma sala multimídia. A fachada do museu volta-se ao jardim norte, onde está a entrada principal e o anfiteatro externo.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking - Imagem 20 de 30
Planta - Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3220 Miranda do Corvo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Artes / Future Architecture Thinking" [House of the Arts / Future Architecture Thinking] 28 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149188/casa-das-artes-slash-future-architecture-thinking> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.