Casa 212 / Alfonso Reina

Casa 212 / Alfonso Reina - Mais Imagens+ 9

Palma de Mallorca, Espanha
  • Arquitetos: Alfonso Reina; Alfonso Reina
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:José Hevia
© José Hevia

Do arquiteto. A casa localiza-se em Son Puig, uma zona residencial próxima ao centro de Palma de Mallorca, construída em um lote trapezoidal de esquina que condicional a complexa implantação do programa. A orientação sul e a abertura para o bosque de Son Puig determinam a feição da casa. A proposta recua ao máximo a edificação ao norte para gerar um amplo e luminoso vazio onde estão piscina, terraços e jardim. As arvores às quais a casa se volta e a decisão de elevar dois metros e meio da rua a cota da casa garantem boas vistas uma luminosidade que banha o interior de todos os cômodos.

© José Hevia

De formas limpas e concisas, a casa de assenta sobre uma plataforma de pedra capri. A fachada principal é um corpo cúbico recuado formando uma grande varanda para o bosque. Neste espaço o arquiteto situou o dormitório principal; nas suas costas, voltado ao leste, o banheiro permite contemplar o nascimento do sol e uma antiga propriedade por uma grande janela.

© José Hevia

A geometria do lote promove um desenvolvimento longitudinal do programa, no qual os diferentes espaços se entrelaçam. A planta baixa é unificada por um vazio na fachada que engloba cozinha e sala de jantar. No pavimento superior se encontram os dormitórios e uma zona multifuncional. Uma escadaria branca de aço, vidro e madeira conecta e comunica as diferentes plantas da casa dando saída a um solário de onde se mira o bosque a baía. As numerosas aberturas e uma claraboia situada no segundo pavimento inundam o interior de luz.

© José Hevia

O branco presente em todo o projeto contrasta com o calor do piso de madeira. A orientação e a disposição das aberturas criam uma ventilação cruzada no verão e os vidros de baixa emissão reduzem a perda de calor no inverno.

O exterior da casa conta com terraços de pedra branca que levam até a piscina e o deque de madeira sobre a água. De ambos os lados da piscina, jardins refrescam e realçam a luminosidade que a cor branca confere. No oeste, o arquiteto projetou uma sala de jogos protegida pela sombra de um choupo.

© José Hevia

Na parte posterior criou-se um jardim com um muro de gabião como pano de fundo de um prunus. Além da árvore, várias videiras cobrem o muro de concreto criando um belo jogo cromático entre a pele vegetal e a base dura.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 212 / Alfonso Reina" [Casa 212 / Alfonso Reina] 26 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149083/casa-212-slash-alfonso-reina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.