Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos

A demolição é um negócio nada agradável, não apenas por necessitar de equipamentos pesados e produzir nuvens de poeira, mas também por gerar uma grande quantidade de escombros. Omer Haciomeroglu, estudante do Instituto de Desenho Umeå, da Suécia, concebeu o ERO, um robô que recicla o concreto de forma energeticamente eficiente e separa os vergalhões de aço do restante dos dejetos no lugar da demolição. O projeto ganhou o 2013 Internacional Design Excellence Award (IDEA), na categoria de projetos acadêmicos.

Mais informações a seguir.

© Omer Haciomeroglu

As máquinas pesadas utilizadas na demolição consomem grandes quantidades de energia para converter estruturas de concreto em escombros menores, processo acompanhado de grande desperdício de água, usada para evitar a dispersão das nuvens de poeira. Uma vez concluído o trabalho, os escombros são transportados até as estações de reciclagem, onde são separados manualmente. Grandes trituradoras são utilizadas para pulverizar o concreto, enquanto que o metal é fundido para ser reutilizado.

ERO Concrete Recycling Robot permite desmontar de maneira eficiente as estruturas de concreto, sem gerar resíduos ou poeira e sem necessitar de separação manual após a demolição.

© Omer Haciomeroglu

Este robô inteligente oferece a possibilidade de mudar do modo "pulverização" para o modo "desconstrução inteligente", separando o concreto. Isto permite recuperar os materiais construtivos para que sejam reutilizados como elementos prefabricados.

Após a desconstrução, a sucção e a separação do cimento, o robô ERO recicla a água para que seja utilizada novamente no processo. O concreto limpo é guardado e enviado às estações de elementos prefabricados para sua reutilização, enquanto que os vergalhões são limpos e cortados para serem utilizados em outra construção.

via Inhabitat

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos" [Robot que "come" hormigón borra literalmente los edificios sin generar residuos] 28 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149004/robo-que-come-concreto-desmonta-edificios-sem-gerar-residuos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.