Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 2 de 20Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 3 de 20Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 6 de 20Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 4 de 20Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Alberto Zavala Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  416
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 3 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estas duas casas de praia foram concebidas levando em conta, além dos princípios de projeto sustentável e ecológico, resolvendo questões práticas e funcionais nesta costa tropical.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 5 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

A fundação é composta por estacas de concreto para reduzir o impacto sobre o terreno e integrar o projeto sutilmente ao terreno, protegendo a propriedade, no caso de eventuais furacões. A área construída é 20% da área total do lote, com a intenção de impactar o mínimo possível, respeitando ao máximo a duna costeira. A solução de planta baixa é muito compacta e prática ao mesmo tempo. As diferentes fachadas são tratadas de acordo com a orientação, possuindo uma aparência interessante no sul, com volumes semi-abertos e fechados de estruturas de concreto e bambu que agem como controladores da radiação solar e de privacidade.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 2 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

Estas áreas ao sul, onde os serviços estão localizados, funcionam como uma almofada térmica e são agrupadas para facilidade na construção e manutenção. Ao contrário, a fachada norte recebe um tratamento transparente, aproveitando as vistas. Grandes beirais protegem da incidência solar no verão e das chuvas. O projeto bioclimático é de grande importância ao conceber a arquitetura como uma estrutura autônoma, com excelente comportamento ambiental.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 6 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

A ventilação cruzada está presente em todas as áreas utilizando o volume de escada como um "pulmão vertical" de injeção e extração de vento.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 4 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

A cuidadosa seleção de materiais considerou a baixa manutenção e a elevada durabilidade dos mesmos ao longo do tempo. Não utilizou-se pintura e, em vez disso, incorporou-se um revestimento baseado em uma técnica antiga maia, chamada "chukum", de excelente construção e propriedades visuais.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 7 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

O primeiro pavimento funciona como um espaço aberto, integrando painéis móveis de madeira e sisal para subdividir espaços e utilizar conforme conveniência. Para evitar a contaminação dos solos, fossas sépticas ecológicas foram incluídas para o tratamento de esgoto, gerando no final do processo áreas de vegetação costeira nativa.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 8 de 20
Cortesia de Alberto Zavala Arquitectos

As habitações foram concebidas para serem descobertas, tendo todos os principais espaços com vistas para o oceano. Também foi incorporado o conceito de "cubo mágico": um espaço externo de piscina, elevado sobre estacas em um cubo virtual semi-aberto de concreto e bambu, conformando uma área dedicada para o deleite dos sentidos: água, luz, sombra, texturas, paisagem.

Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos  - Imagem 18 de 20
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos " [Dunas 22 / Alberto Zavala Arquitectos] 25 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148435/dunas-22-slash-alberto-zavala-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.