Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Agir" - Centro Cultural São Paulo

Dentro da rede de espaços expositivos - "Modos de Agir"- no Centro Cultural São Paulo, acontece uma série de exposições e atividades durante toda a X Bienal de Arquitetura . A rede de espaços expositivos é composta pelos seguintes pontos: Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompeia, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antonia – USP (Ceuma), Praça Victor Civita, Associação Parque Minhocão e Projeto Encontros – Metrô Paraíso.Diariamente publicaremos tudo que está acontecendo em cada espaço da cidade.Confira:

© Lauro Rocha

Sobre "Modos de Agir"

“Fazer” e “usar” a cidade pareciam ser, até pouco tempo, pares dicotômicos, que aludiam, de um lado, às forças políticas e econômicas que constroem a cidade junto ao desenho do arquiteto e, de outro, ao uso dos espaços urbanos pela população. 

© Lauro Rocha

Hoje, no entanto, está claro que esses polos não se separam, pois usar é fazer e vice-versa, e não daremos conta da complexidade crescente das cidades sem arquitetarmos seus fazeres e usos de maneira dialógica.
São inúmeras as questões que hoje retornam a partir do arco de problemas levantados de forma experimental nos anos 1960 e 1970. Entre eles estão o papel ativo conferido ao uso das cidades e a emergência de práticas colaborativas que ensejam as redes horizontais de trabalho no mundo contemporâneo.

© Lauro Rocha

 O motto lefebvriano do “direito à cidade” está, de novo, na ordem do dia, pois o cidadão que usa o espaço urbano reivindica o direito de participar de sua construção. E esse direito inclui não apenas a satisfação de necessidades básicas, como transporte, habitação, saúde e educação, mas também a realização de desejos, sobretudo o desejo, múltiplo e difuso, de cidades melhores para fazer e usar na vida cotidiana. Isto é, cidades que sejam lugares para a ação.

© Lauro Rocha

Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo é a base principal da Rede Bienal, com o conjunto maior de pesquisas e exposições especialmente produzidas para o evento. “Fazer” e “usar” a cidade pareciam ser, até pouco tempo atrás, pares dicotômicos, que aludiam, de um lado, às forças políticas e econômicas que constroem a cidade no desenho do arquiteto e, de outro, ao uso dos espaços urbanos pela população. Hoje, no entanto, está claro que esses polos não se separam, pois usar é fazer e vice-versa, e não daremos conta da complexidade crescente das cidades sem arquitetarmos seus fazeres e usos de maneira dialógica.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha


Exposições:

Brasil: o Espetáculo do Crescimento

Espaço público e ativismo

São Paulo: Projeto Aberto

O Copan que não se vê

© Lauro Rocha

Carrópolis

Track Changes

Nós Brasil! We Brazil!

Adeus, Robin Hood

Ações: O que você pode fazer com a Cidade

© Lauro Rocha

The Banality of Good: Six decades of New Towns, Architects, Money and Politics

De que leis é feita a verticalização em São Paulo?

Revisitando os grandes conjuntos

Segurança como direito à cidade

O Rio do Futuro de Sérgio Bernardes

© Lauro Rocha

RioNow

Densidade

Detroit: ponto morto?

A Rua da Estrada

China: o mundo renderizado

© Lauro Rocha

Homeless World Cup Legacy Center

Novo São Paulo!

Escultura do Inconsciente

Miniatura

© Lauro Rocha

SP2014.NET: a compact architectural guide to metropolitan São Paulo

Centro Cultural São Paulo - Modos de Agir
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
(Metrô Vergueiro – Linha Azul)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Rede de Espaços Expositivos - "Modos de Agir" - Centro Cultural São Paulo" 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148399/rede-de-espacos-expositivos-modos-de-agir-centro-cultural-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.