Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 2 de 31Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 3 de 31Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 4 de 31Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 5 de 31Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Mais Imagens+ 26

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 6 de 31
© Albert Lim

Descrição enviada pela equipe de projeto. O proprietário tinha algumas soliticações claras: queria as paredes externas sólidas, esquadrias que destacassem a casa, e um pátio interno para banhar a casa com luz e ventilação natural. Essas características resumiam o que comporia os aspectos tangíveis de uma casa ideal, um recinto protegido e privado.

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 7 de 31
© Albert Lim

Introversão possui uma conotação negativa numa cultura onde ser sociável e extrovertido são priorizados acima de tudo. Mas o que é uma reclusão para alguns é energizante para aqueles que prosperam com a auto-reflexão e contemplação; a vida é encontrado no interior de um prospecto.

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 8 de 31
© Albert Lim

Essa coragem e força é expressada visualmente por uma árvore de frangipani com cem anos de idade literalmente encontrada dentro da casa, centrada num grande pátio gramado cercada com água. 

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 9 de 31
© Albert Lim

Fiéis às solicitações dos proprietários, a fachada é inteiramente fechada na maioria das superfícies, e velada com brises horizontais de madeira nas outras. A pureza da intenção em interiorizar os resultados numa fachada arquitetônica pura em três lados; não possui um pátio de fundos, mas um caminhio com seixos entre a camada de madeiramento rítmico e uma exuberante parede verde. Visualmente, a estética exclui fisica e psicologicamente, mas os painéis de madeira na periferia ao longo do primeiro pavimento permite que a ventilcação circule, refrescando os corredores abrigados e os espaços de estar. O pátio central encoraja isso, agindo como captador de luz e ventilação natural . Ao longo do dia, à medida que muda o ambiente, os ventos mudam, e a casa respira. A única área onde os painéis de madeira podem ser abertos é entre o dormitório do casal no segundo pavimento e o pátio. Motores silenciosos deslizam os painéis para abri-los, unindo o pátio com o dormitório.

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 23 de 31
© Albert Lim

A correta iluminação e ventilação natural é chave para experimentar e disfrutar a casa ao longo do dia, à medida que mudam as incidências solares; as diferentes paredes e passagens são literalmente vistas em luzes diferentes, num jogo de luz e sombras. A árvore centenária desperta, se estende ao sol e descansa; e os ambientes anexos compartilham essa experiência. O encontro estético é intensificado, talvez, porque não há distrações do mundo exterior; mesmo esse mundo externo é percebido na medida que o céu acima é enquadrado pelo pátio interno e faz parte da composição espacial. A redução elementar do céu, a água em torno de uma ilha de grama abaixo, todos axialmente centrado pela árvore impassível transmite para os proprietários o que a vida pode e deve ser, um re-enfoque sobre os conceitos básicos de ser pura, simples, e celebrada.

Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design - Imagem 26 de 31
Planta Baixa Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore Centenária / Wallflower Architecture + Design" [Centennial Tree House / Wallflower Architecture + Design] 25 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148184/casa-da-arvore-centenaria-slash-wallflower-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.