Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 2 de 13Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 3 de 13Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 4 de 13Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 5 de 13Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Spacial Solutions; Architekturagentur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dirk Altenkirch
Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 6 de 13
© Dirk Altenkirch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios representa a primeira fase de construção do complexo de 23 mil m² da sede da corporação. Ele abriga o novo centro de engenharia desta empresa, que tem sido operado pelo proprietário por três gerações.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 2 de 13
© Dirk Altenkirch

O conceito de design concentra-se na plasticidade do volume e em sua organização escassa mas poderosa: A estrutura se desenvolve em dois volumes paralelos interligados sobre uma área bruta construída de 3.530 m², protegendo a entrada voltada para a cidade e com abertura a leste - um gesto distintivo marcando a transição para o serviço municipal e para a area industrial.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 9 de 13
Planta - 1° Pavimento

Nesse processo, as duas alas do edificio abraçam funções diferentes: Enquanto a recepção, escritorios de planta livre, salas de reunioes, e o refeitorio no 5° andar são voltados para o sul, os escritorios da empresa e a circulação estão localizados em direção ao norte, no pátio das intalações.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 8 de 13
© Dirk Altenkirch

Esta organização funcional da planta é expressa no exterior através da variada materialização da fachada: enquanto o prédio de trás, como visto a partir da rua principal, é executado em gesso, os painéis de alumínio da frente do edifício servem como uma homenagem a tradição da empresa de metalomecânica. Elementos horizontais no design da fachada pontuada incluem as janelas em tiras do térreo rebaixado assim como o piso superior, contendo o refeitório com um terraço na cobertura.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 7 de 13
© Dirk Altenkirch

No interior, o espaço entre os nichos de janela ocupáveis é utilizado como armários embutidos rentes as paredes; o que aumenta o numero de móveis no escritório e salas de reunioes e reduz significantemente o numero de elementos distrativos.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 3 de 13
© Dirk Altenkirch

Com seu revestimento em alumínio frio e brilhante, o edifício de seis andares refletem a auto-imagem da empresa, o líder do mercado internacional em ar condicionado e produção de sistema de ventilação: O conceito de energia é composto de muitos elementos - aquecimento geotérmico, energia fotovoltaica, aquecimento solar , aquecimento e refrigeração teto, excesso de recuperação de calor e utilização, sombreamento e iluminação - e reduz os custos de aquecimento em uma média de 1 euro/m² por ano, o que amortiza os custos adicionais de sua implementação após sete anos.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 4 de 13
© Dirk Altenkirch

O consumo de energia do edifício, não se limita apenas ao equipamento técnico de construção - o que demonstra o epítome de possibilidades de engenharia técnica e sensibilidade econômica, de acordo com a auto-imagem da empresa, no âmbito do conceito geral, a fachada distintamente contribui para a otimização do balanço de energia, com uma superfície de vidro ideal de 50 por cento, sensor de controle de persianas verticais exteriores, janelas do chão ao teto, e sofitos profundos para minimizar ganhos solares zenitais.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 5 de 13
© Dirk Altenkirch

Para comunicar o desempenho do edifício para visitantes e funcionários, um monitor no saguão de entrada exibe dados atuais de uso de energia pelo setor de energia e por pavimento, tornando possível seguir os valores em tempo real e vê-los como diagramas.

Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions - Imagem 12 de 13
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stuttgart-Weilimdorf, Stuttgart, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Siegle + Epple / Spacial Solutions" [Headquarters Siegle + Epple / Spacial Solutions] 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148128/sede-siegle-plus-epple-slash-spacial-solutions> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.