Engenheiros mapeiam todos os edifícios dos Países Baixos

A Waag Society, juntamente com o designer e engenheiro Bert Spaan, puseram novamente os Países Baixos no mapa - um mapa de dados. Após meses de programação, a parceria levantou dados de 9.866.539 edifícios no país, visualizados em cores que variam de acordo com a idade do edifício. Ao clicar em uma quadra específica, informações adicionais aparecem, como por exemplo a área, endereço, população e programas, dentre outros dados. Os usuários podem navegar de Amsterdã para Haia experienciando centenas de anos de desenvolvimento urbano ao longo do caminho, edifícios de antes de 1800 até os construídos hoje, indicados pelo gradiente que varia de vermelho a azul.

Assimilar centenas de anos de estratégias de planejamento e estatísticas sociais não é tarefa fácil, como mostrado no artigo A New Tool for Comparing Cities. Contudo, lidar com grandes volumes de dados é, comprovadamente, a melhor forma de analisar as bases das tendências atuais, seja na moda, em distúrbios neurológicos ou no crescimento das cidades.

"Compreensão precede a ação", afirma o arquiteto e pioneiro da arquitetura da informação, Richard Wurman. Ao "descobrir problemas nestas grandes escalas", podemos nos equipar melhor para tomar decisões baseadas em maiores informações no futuro.

Podemos agora ver os Países Baixos através de uma perspectiva completamente nova. Isto encoraja os holandeses a explorar suas cidades e relatar qualquer dado incorreto no mapa, ajustando a base de dados.

Explore o mapa dos Países Baixos aqui.

Vista aérea de Westland. Cortesia de Waag Society
Vista aérea dos Países Baixos. Cortesia de Waag Society

Referências: CitysDK, Waag Society, NRC, The Urban Observatory

Sobre este autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Engenheiros mapeiam todos os edifícios dos Países Baixos" [Software Engineers Map All the Buildings in the Netherlands] 23 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148041/engenheiros-mapeiam-todos-os-edificios-dos-paises-baixos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.