ITI 68 / tallerdea

ITI 68 / tallerdea - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: tallerdea; tallerdea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1185

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como contrapeso ao fracasso dos modelos de habitação social periférica desenvolvidos durante os últimos quinze anos na ZMVM (Zona Metropolitana do Vale do México), as autoridades da Cidade do México promoveram, nos últimos anos, diversos programas de desenvolvimento de habitação social e popular em solo urbano.

© Onnis Luque

ITI68 é um projeto de habitação popular localizado na intersecção de dois corredores de urbanização intensa na Cidade do México. Estes corredores, caracterizados pela concentração de oferta de transporte, equipamentos e serviços têm, entretanto, um número significativo de vazios urbanos, ideais para a inserção de habitação de densidade média e alta.

© Onnis Luque

A situação do projeto, em frente a uma via motorizada de alta velocidade, definiu desde o início sua postura em relação ao entorno: entende que esta paisagem é vista a partir do carro, percebida em movimento e acompanhada de flashes de informação visual como publicidade, infraestrutura, etc.

© Onnis Luque

A resposta do projeto se configura a partir da síntese de elementos arquitetônicos: um volume homogêneo, composto por alguns painéis sólidos coloridos e outros envidraçados, apoiado sobre uma base mais sóbria, na escala da rua, do pedestre. Queremos criar uma nova referência urbana que de alguma maneira decante as vibrações visuais externas para inserir-se nele.

© Onnis Luque

Em relação ao programa, o projeto desenvolve duas tipologias de habitação, que variam entre 45m² e 52m², organizadas em três volumes independentes, com circulação e pátios de iluminação e ventilação entre eles. Entendemos que a habitação popular, particularmente aquela desenvolvida em solo urbano, precisa de certos instrumentos e estratégias para ser bem sucedida, tais como a ideia de racionalidade em contraposição à de padronização; ou a ideia de adaptabilidade em relação ao conceito de habitação mínima. A definição técnica, construtiva, funcional e plástica do projeto se baseia nessas premissas.

Planta Tipo

As soluções das fachadas interiores tiveram pelo menos dois desafios: deslizar passagens ente espaços e moradias, alcançado através da implantação geométrica de painéis sólidos e envidraçados; e dar certa personalidade a cada um dos volumes através da aplicação de séries cromáticas em cada pátio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cto Interior Bicentenario, Cidade do México, Distrito Federal, México.

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ITI 68 / tallerdea" [ITI 68 / tallerdea] 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-147838/iti-68-slash-c-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.