Projeto secreto da Google poderia transformar a indústria da construção

O departamento secreto de desenvolvimento da Google, Google X (responsável pelos projetos mais legais, porém não centrais, como o Google Glass) está desenvolvendo uma nova tecnologia que poderá transformar a industria da construção - e consequentemente a própria arquitetura. O projeto foi nomeado "Genie".

Segundo o site Globes, um relatório da equipe de desenvolvimento do Genie descreve a invenção como uma plataforma colaborativa em nuvem com "aplicações em planejamento para ajudar arquitetos e engenheiros durante o processo de projeto, especialmente no caso de arranha-céus e grandes edifícios. A plataforma inclui ferramentas de planejamento para arquitetos e engenheiros, além de ferramentas avançadas de análise e simulação."

O relatório também enfatiza o potencial do Genie em transformar a conservadora industria da construção, uma das mais rentáveis e com maiores desperdícios, ao torná-la mais eficiente e menos danosa ao meio ambiente nas etapas de projeto, construção e manutenção. O relatório sugere que a invenção pode economizar de 30 a 50% os custos da construção e de 30 a 50% do tempo gasto entre o projeto e o mercado; economizando até US$ 120 bilhões ao ano.

O Globes divulgou que um bem sucedido protótipo do Genie foi lançado, sendo bem recebido por arquitetos e profissionais da indústria; no momento o projeto está sendo desenvolvido pela Google X juntamente com a Vannevar Technology Inc.

Com a rápida urbanização do planeta sugerindo que o número de habitações dobre até 2050, o projeto Genie se coloca como uma solução -  não apenas para atender a demanda crescente da indústria construtiva, mas também para reduzir os impactos desta indústria no meio ambiente. Com os detalhes ainda imprecisos, é animador ver que o comprometimento da Google com a sustentabilidade vai além da promoção de materiais mais eficientes, atingindo a estrutura da indústria da construção. Esta indústria atualmente consome mais matérias primas (50%) e energia (48%) que qualquer outra no mundo; também produz 40% dos resíduos sólidos e 50% de todos os gases que causa o efeito estufa. Poderia o Genie ser uma solução?

Via Globes

Sobre este autor
Cita: Quirk, Vanessa. "Projeto secreto da Google poderia transformar a indústria da construção" [Secret Google Project Could Transform Construction Industry] 18 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-147636/projeto-secreto-da-google-poderia-transformar-a-industria-da-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.