Cadeira Uno / Sousa Guerra Arquitetura

A cadeira Uno é uma cadeira desmontável, produzida para a empresa Pino Soluções. A matéria prima para sua produção se resume a uma chapa de compensado virola naval 18mm FSC, nas dimensões de 80 x 122cm, cortada através de sistema CNC, com aproveitamento de 93% da chapa.

© Eduardo Carneiro

Cada chapa de compensado (122 x 244cm) possibilita a produção de 3 cadeiras, resultando aproveitamento quase total da matéria prima e reduzindo ao máximo a geração de resíduos, razão pela qual acaba se tornando além de pouco impactante, economicamente bastante viável. O acabamento do protótipo foi feito com lâmina de melamina preta fosca (pré-corte) o que a torna extremamente durável. Alternativamente poderá ser acabada com lâminas de madeira natural FSC (ex. Sayerlack Lâminas Alpi – Certificado pelo SGS).

© Eduardo Carneiro

A montagem da cadeira se dá unicamente através dos encaixes proporcionados pelo próprio corte, dispensando o uso de materiais usinados ou peças sofisticadas (partes do mobiliário que demandam muita energia na sua cadeia de produção e necessidade de conserto ao longo da sua vida útil).

© Eduardo Carneiro

Pela própria natureza de sua origem (a partir de uma única chapa) a cadeira pode ser novamente reduzida a um único plano, razão esta pela qual ocupa muito pouco espaço quando guardada em casa ou quando transportada, como um grande envelope.

© Eduardo Carneiro

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Colaboradores: Enrique Sousa, Alexandre Barros, Natalia Silveira
  2. Créditos Fotográficos: Eduardo Carneiro

Sobre este escritório

Material

Materiais e Tags

Cita: Gica Fernandes. "Cadeira Uno / Sousa Guerra Arquitetura" 14 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-14752/cadeira-uno-sousa-guerra-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.