Abertura da Bienal no Centro Universitário Maria Antonia da USP – Mesa “Modos de ser moderno”

O evento da X Bienal de Arquitetura aconteceu no dia 14/10/13 no Centro Universitário Maria Antonia. Iniciada com a mesa “Modos de ser moderno”, com os artistas Lina Kim e Michael Weseby e mediação do curador Guilherme Wisnik, a exposição propicia um balanço e a revisão do legado moderno no Brasil.

Mesa de Debate - Michael Wesely e Guilherme Wisnik e Lina Kim. Image © Denise Andrade
Lina Kim, Guilherme Wisnik e Michael Wesely. Image © Denise Andrade

Este núcleo expositivo propõe um balanço e a revisão do legado moderno no Brasil. Inclui o rico material fotográfico da construção de Brasília selecionado pelos artistas Michael Wesely e Lina Kim. Trata-se do maior e mais importante trabalho de pesquisa e recuperação de imagens de Brasília, exposto pela primeira vez em São Paulo. A mostra é acompanhada de fotos recentes da cidade feitas por Wesely em processo de longa exposição.

Imagem da Mesa redonda “Modos de ser moderno”. Image © Denise Andrade
Imagem da Exposição. Image © Denise Andrade
Imagem da Exposição. Image © Denise Andrade

No Maria Antonia, a Bienal propõe uma revisão do legado moderno no Brasil com a exposição Modos de ser moderno, que apresenta cerca de 300 fotografias de época sobre a construção de Brasília, selecionadas pelos artistas Michael Wesely e Lina Kim. Trata-se do maior e mais importante trabalho de pesquisa e recuperação de imagens da capital, exposto pela primeira vez em São Paulo. A exposição conta, ainda, com fotos atuais de Brasília realizadas por Wesely, com uma técnica de longa exposição.

Imagem do Evento. Image © Denise Andrade
Imagem do Evento. Image © Denise Andrade

Refletindo sobre a cidade contemporânea, a X Bienal de Arquitetura – sob a curadoria de Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre – incorpora a dimensão urbana na própria estrutura espacial. A escolha dos locais que compõem a rede da Bienal segue dois critérios básicos: a qualidade dos espaços na relação entre arquitetura e uso e sua acessibilidade por meio da articulação ao sistema de transporte de massa da cidade.

Ligia Nobre ( Curadora da X Bienal de Arquitetura) e Giancarlo Latorraca (MCB). Image © Denise Andrade


Nessa linha, o projeto de restauro e reforma das instalações do Centro Universitário Maria Antonia – pelo qual o escritório UNA arquitetos foi premiado – abrange a sede atual e mais o edifício vizinho, que pertenceu igualmente à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Com obras em andamento, o projeto prevê, ainda, uma praça interna com vegetação, que cria um novo espaço público, espécie de respiro numa área densamente construída, colaborando para a revitalização da região central da cidade.

Michael Wesely, Milton Braga, Guilherme Wisnik, João Bandeira e Lina Kim. Image © Denise Andrade

Participantes da Exposição no Centro Universitário Maria Antonia

Aberrant Architecture, Animating Architecture: Learning from Rio de Janeiro, Londres, Reino Unido
GrupoSP, Continuidade e Transformação: O Chão Público de Brasília Sede do Sebrae, (2008-2010), São Paulo, Brasil
Michael Wesely, Eixo Rodoviário e Aeroporto (fotos), Alemanha
Michael Wesely e Lina Kim, Arquivo Brasília (fotos e vídeo), Alemanha/Brasil

Centro Universitário Maria Antonia- USP: Rua Maria Antonia, 258 e 294 – Vila Buarque (Estação República do Metrô). Acesso gratuito aos espaços expositivos. Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. Período da X Bienal de Arquitetura: 14 de outubro a 1º de dezembro.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Abertura da Bienal no Centro Universitário Maria Antonia da USP – Mesa “Modos de ser moderno”" 16 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-147370/abertura-da-bienal-no-centro-universitario-maria-antonia-da-usp-nil-mesa-modos-de-ser-moderno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.