Projetos do Brasil, Argentina, Chile, México e Espanha são finalistas da 1ª etapa do MAD Project

Cortesia de MAD Project

Mendoza Art District (MAD) é o primeiro concurso internacional de arquitetura em crowdsourcing e busca instaurar um novo vínculo entre a natureza e a arte. O concurso se baseia no conceito de Crowdsourcing Design para a primeira etapa (restaurante, ponto de encontro e uma obra de arte) como também no tributo à cultura do vinho.

Crowdsourcing Design é um catálogo comunitário que está a disposição dos arquitetos concursantes para que eles integrem estas ideias a seus projetos. Este conta com aspectos de inovação conceitual e tecnológica, novos métodos de produção, construção e sustentabilidade.

A partir deste conceito, pretende-se projetar um Resort que consiga potencializar a beleza de seu entorno. Que deve funcionar com a ideia de reação espontânea.

A seguir, os projetos finalistas.

O Restaurante

Projeto 1556 - "Entrevides" - Alberto Montes Gaisan (Espanha)
A partir de dois volumes, busca-se trazer os vinhedos à cidade. São acessados pela parte posterior onde há o primeiro contato com os vinhedos, se cruza por uma zona de luz contínua para finalmente chegar à uma área expositiva.

Cortesia de MAD Project

Projeto 859  - "Tiempo y materia" - Mano Arquitectos - Sebastian Machado Ferrari (Espanha)
Uma sequencia de "espaços-filtro" que busca deter o tempo e se fundir com o entorno: Voltar à terra e seus frutos, sentir a pausa da água e finalmente comer.

Cortesia de MAD Project

Projeto 1390 - Estúdio Dromo - Saulo Monteiro Costa Dias (Brasil)
“Suspenso no ar, o restaurante se eleva a uma altura onde possam ser contemplados os extensos campos de vinhedos, além disso, cria-se uma conexão intrínseca com os Andes, com o horizonte urbano de Mendoza e com os jogos de Hockey no lote vizinho. Todas essas referências visuais do entorno são controladas e direcionadas através de uma fachada translúcida que, de forma sútil, orienta a atenção do espectador." - Texto do arquiteto.

Cortesia de MAD Project

Projeto 553 - "Proyecto HRP Mendoza" - Ricardo Valence (México)
“uma obra de arte por si mesma, a qual provocará uma mistura de sentimentos e sensações com o simples feito de ser contemplada ou estar em seu interior.” – Texto do arquiteto

Cortesia de MAD Project

Projeto 1263 - "Maddam" - Juan Carlos Ale (Argentina) 
O restaurante busca se apropriar da paisagem. Se levanta sobre o terreno como um observatório para perceber as estações e os sentidos.

Cortesia de MAD Project

Ponto de Encontro

Projeto 1263 - "Maddam" - Juan Carlos Ale (Argentina) 
“… uma viagem capaz de percorrer todo o edifício até a cobertura onde podem ser realizados atos sociais.” – Texto do arquiteto

Cortesia de MAD Project

Projeto 502 - "Sintestesia" - JCGO+EARQ  (Chile)
“Um processo mental/físico/perceptivo que constrata e transcende o cotidiano e transforma a perspectiva da experiência vivida. – Texto do arquiteto

Cortesia de MAD Project

Projeto 706 - "Condensador de experiencias" - Oficina COMUN  (Chile) 
“incentivar o ser a compreender, interiorizar e viver os sentidos. – Texto do arquiteto

Projeto 910 - "MAJE" - Mathieu Chatenet e Jessica Dechevrand (Francia)

Cortesia de MAD Project

Projeto 1109 -  "Continuity and levels" - Synthetic Architecture (Reino Unido)

Menção Honrosa:

Projeto 235 - "Manto antigranizo gigante" - MUVA (Chile)
Se cria um novo teto - vinhedo de escala monumental e forma singular, que sirva como cenário experimental para as artes, dando-lhe um novo uso às vinhas, agregando em valor uma linguagem que perdurou durante décadas” – Texto do arquiteto

Cortesia de MAD Project

Saiba mais sobre o primeiro concurso internacional de arquitetura em crowdsourcing no seguinte vídeo:

Sobre este autor
Cita: Hites, Michelle. "Projetos do Brasil, Argentina, Chile, México e Espanha são finalistas da 1ª etapa do MAD Project" [Proyectos de Chile, Argentina, Brasil, México y España son finalistas en 1a etapa de MAD Project] 17 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-146937/projetos-do-brasil-argentina-chile-mexico-e-espanha-sao-finalistas-da-1a-etapa-do-mad-project> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.