Casa Time / LADAA

Casa Time / LADAA - Imagem 2 de 28Casa Time / LADAA - Imagem 3 de 28Casa Time / LADAA - Imagem 4 de 28Casa Time / LADAA - Imagem 5 de 28Casa Time / LADAA - Mais Imagens+ 23

Valencia, Espanha
  • Arquitetos: LADAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007

Descrição enviada pela equipe de projeto. A topografia do terreno é determinante no desenvolvimento da casa em forma e função. A intenção é integrar a casa à paisagem, inserida no campo, buscando refúgio e suporte ao mesmo tempo. Ao analisar o lote e o declive acentuado, foi decidido implantar a casa o mais afastada possível da fachada para ganhar altura, vistas e terreno à frente, já que a parte posterior está mais enterrada conforme o nível aumenta.

Casa Time / LADAA - Imagem 3 de 28
Cortesia de LADAA

A casa consiste em dois volumes responsáveis pela comunicação com o terreno, procurando apoio e integração à paisagem, nos tirando da terra que é separada para abrigar a área de entrada, e o aterro nos permite gerar um campo plano com vistas. A piscina é também um elemento destacado que define a área do térreo, mais uma vez a inclinação acentuada do solo faz com que este volume se desloque para frente, e para minimizar o impacto propõe-se que a água forme uma cascata.

Casa Time / LADAA - Imagem 8 de 28
Cortesia de LADAA

Como critério de ordem no projeto, a estrutura se insere em uma grelha ortogonal cobrindo os dois volumes e a área livre no pavimento térreo. Sendo esta área um aterro, é dentro da grelha uma estrutura oca, como um efeito de não construção. A casa toda tem ótimas vistas, então a maioria das aberturas estão na fachada, e quando necessárias em outros pontos aparecem discretamente recuados ou em dimensões controladas.

Casa Time / LADAA - Imagem 6 de 28
Cortesia de LADAA

O acesso é definido no nível do subsolo. Abaixo do elemento que nos recebe, intensifica a sensação de entrar diretamente no coração da casa, em uma área de vidro e luz nos aguarda como a luz no fim do túnel. Depois de atravessar o limite descobrimos uma escada escultural banhada de luz, que marca o caminho para o nível térreo, onde a casa toda é descoberta de uma só vez, já que estamos entre os dois volumes e cercados por vidro que se abre para a área livre e a piscina.

Casa Time / LADAA - Imagem 19 de 28
Cortesia de LADAA

Estes dois volumes apresentam duas alturas diferentes, 70 cm separando o terraço do jardim e jantar externo e lounge. O primeiro pavimento é muito mais isolado mas ainda aberto às vistas e mantém contato com o térreo, que continua subindo. A cobertura plana é um elemento recorrente da arquitetura e uma oportunidade de aproveitar o clima na área com uma quinta fachada onde um banho de sol - área de ponto de vista é colocada. Procuramos projetar uma casa amigável que se molda ao terreno existente tanto quanto possível, para preservar a privacidade de seus habitantes sem ser um impedimento na criação de uma casa aberta ao exterior e às vistas.

Casa Time / LADAA - Imagem 22 de 28
Planta 1° pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Time / LADAA" [Time House / LADAA] 19 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-146559/casa-time-slash-ladaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.