Casa Barbacoa / Pepe Gascón

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 2 de 10Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 3 de 10Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 4 de 10Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 5 de 10Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Mais Imagens+ 5

Sabadell, Espanha
  • Arquitetos: Pepe Gascón
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  91
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Arquiteto Responsável: Pepe Gascón
  • Colaboradores: Jesús Gallego, Mireia Cases
  • Construtor: Excavaciones Egara, S.L.
  • Cidade: Sabadell
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 2 de 10
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cena 1

[Um casal de idosos discute quais árvores e onde plantá-las no jardim de sua segunda residência, uma pequena casa térrea geminada com uma área de churrasco tão grande quanto a sala de estar e jantar. É inverno e a casa tem apenas o madeiramento do telhado no lugar.]

Ela: Um cipreste. Esta é a árvore que toda casa de fazenda catalã tem na entrada. É aqui que iremos plantá-la. Assim vamos vê-la chegando da rua e ela nos dará boas vindas.

Ele: Você ficou louca? Ciprestes fazem as pessoas pensarem em cemitérios.  De qualquer forma, é aí que vamos acabar em breve, a menos que decidamos de uma vez por todas. Ok, vem aqui comigo para a churrasqueira ...Você vê? Aqui! Neste pequeno canto do terraço eu plantaria um quebracho adequado e não só porque é a árvore nacional da minha querida terra natal.

Ela: Aquela que sua mãe tinha no quintal em Buenos Aires? Aquela árvore com espinhos em seus galhos? De jeito nenhum! Meus netos iriam subir e se machucar.

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 5 de 10
© José Hevia

Ele: Não seja estúpida! Você sabe como seria ótimo aqui, no verão, enquanto estivermos aproveitando meu churrasco argentino?

Ela: Que disparate! Olhe, venha aqui. (Eles vão até o jardim frontal) Aqui eu gostaria de plantar três pinheiros, como os do vizinho, mas formando um triângulo. Assim teríamos sombra com certeza.

Ele: Então por que você quer três?

Ela: (Imitando seu sotaque): Que imbecil! Precisamos de três para colocar as redes.

Ele: Redes? Mas estamos muito velhos para balançar.

Ela: Você balançou-me muito bem da última vez que estivemos aqui, lá no andaime ...

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 9 de 10
© José Hevia

Cena 2

[Ele está fazendo churrasco para os netos. É primavera e a casa quase concluída agora precisa apenas de vidros nas janelas.]

Ele: Bem, estes pequenos são realmente uma coisa! Eles não gostam de moleja, miúdos, vísceras ou bucho. Apenas chouriço e hamburguer para eles. Querida! Você pode me trazer a comida que compramos em La Boqueria?

Ela: Claro que posso, meu cowboy!

Ele: Enquanto isso, eu vou deixar a grelha pronta e trazer um pouco mais de lenha. Já volto. (Ele vai por trás da parede da churrasqueira e é ouvido fora do palco) Quer saber? O segredo de uma boa churrasqueira está nas brasas, de modo que você possa cozinhar em um bom fogo lento.

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 4 de 10
© José Hevia

Ela: Sim, sim, claro ... E, por falar nisso, o que você combinou com o jardineiro? Quando ele vem plantar as árvores?

Ele: Você deve saber! Esse idiota disse que ia chamar a dona da casa diretamente. (Sussurra para si mesmo) O dinheiro faz o mundo girar.

Ela: Querido, as crianças vão chegar em breve. Estou arrumando a mesa aqui dentro. Ele: Mas você não quer comer fora?

Ela: Muito sol. Talvez devêssemos ter plantado o quebracho, pelo menos? (Ele volta de trás da churrasqueira).

Ele: Você é uma pé no saco ... Bem, eu vou fazer o chimichurri e os moleques vão comer de colherada.

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 3 de 10
© José Hevia

Cena 3

[Uma tarde quente de verão e eles estão prestes a tirar uma soneca depois de uma paella que ele fez para a inauguração. Eles vão passar o verão inteiro lá.]

Ele: Devo fazer chá?

Ela: Você é tão louco por essas suas ervas! Quarenta graus à sombra e você quer chá?

Ele: Com você, com esses belos pinheiros, aproveitando essas vistas, na rede ... não há melhor momento para isso. Se dependesse de você, não haveria nenhum chá, quarto, banheiro ...

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 7 de 10
© José Hevia

Ela: Ouça-o! A ideia original era usar a minha terra como um lugar para você fazer seus churrascos e só. E depois ... "Bem, sim, um pequeno banheiro. E, agora que estamos aqui, vamos ter uma pequena cozinha para outros banquetes ". E assim por diante, até adicionando outro quarto de hóspedes e uma sala de estar e jantar.

Ele: Mas sim, no final a pequena casa tem apenas uma parede, que nem pintamos poque o arquiteto disse que seria mais barato assim. Então, depois disso, um piso de concreto e cobertura e é isso. Não poderia ser mais simples ou barato. Você escolheu a criança, não é?

Ela: Sim. E, felizmente, eu sempre acabo escolhendo. Só Deus sabe o que você faria com aquele seu quebracho. "Si não oi ha un arbre millor Que pi mediterrani, casa!" *

Ele: Isto é você ou está se transformando em ...?

[Cortina]

* A melhor árvore entre todos os pinheiros do Mediterrâneo, cara! (em catalão)

Casa Barbacoa / Pepe Gascón  - Imagem 10 de 10
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Barbacoa / Pepe Gascón " [Barbacoa House / Pepe Gascón] 11 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-145970/casa-barbacoa-slash-pepe-gascon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.