Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?

O sistema de aluguel de bicicletas urbanas já está consolidado em diversas cidades ao redor do mundo. Copenhague, Paris, Amsterdam e Nova Iorque são alguns dos lugares onde o sistema funciona há algum tempo e contam com uma infraestrutura de escala adequada, tanto em número de bicicletas, quanto de estações.

No Brasil algumas capitais e cidades menores já contam também com sistemas semelhantes: Bike Rio, Bike Sampa e Bike PoA, são alguns destes exemplos. O site TheCityFix Brasil fez um levantamento das capitais estaduais onde o sistema de aluguel de bicicletas já foi implantado. Confira a seguir:

Bike PoA

Na capital do Rio Grande do Sul são 40 estações e 400 bikes, distribuídas pelas principais áreas da cidade. Com pouco mais de um ano de sistema, foram contabilizadas mais de 185 mil viagens.

Bike Rio

Atualmente, a Cidade Maravilhosa tem 60 estações e 600 bikes. Desde outubro de 2011, foram mais de 1,8 milhão de viagens sobre duas rodas. Em junho deste ano, foi publicado o edital de licitação que determina a expansão do sistema em 200 novas estações, quadruplicando o número de bicicletas disponíveis.

Bike Sampa

Atualmente, o sistema de aluguel de bikes dos paulistanos conta com 128 estações – são 1280 bikes disponíveis. Até o final de 2014, o projeto prevê 300 novas estações e três mil bicicletas a mais distribuídas por todas as regiões da cidade.

Bike PE

Em Recife, Olinda e Jabotão dos Guararapos, o Bike PE conta com 42 estações em operação e 28 em implantação, totalizando 70 estações e 700 bikes que eram a meta para o final de 2013. Veja a localização das estações nos três municípios.

Bike Salvador

A capital baiana foi a última a receber o sistema. As primeiras cinco estações da cidade foram inauguradas no dia 21 de setembro, na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. Até o fim do ano, 35 novas estações devem se somar a elas, totalizando 400 bikes disponíveis.

Além dessas capitais, o mesmo sistema de aluguel de bicicletas também está em Araucária, Caruaru, Guarulhos, Lavras, Pelotas, Petrolina, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Taubaté.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?" 10 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-145912/quais-sao-as-capitais-brasileiras-que-ja-contam-com-sistemas-de-aluguel-de-bicicletas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.