4 aplicativos para o arquiteto de hoje

É indiscutível o enorme efeito que os smartphones causaram na vida das pessoas. Tornaram-se, indiscutivelmente, ferramentas úteis que facilitam diversas tarefas de nosso dia a dia. Para os arquitetos, estar conectado através de um smartphone permite trabalhar mais rapidamente, visto que, através de um simples telefone, é possível visualizar desenhos, mandar plotar pranchas de projeto, tirar medidas de níveis, consultar materiais de construção, etc.

Temos mostrado, em nossa seção de Tecnologia, diversos aplicativos e programas úteis que todos os arquitetos deveriam ter. Desta vez, apresentamos aos leitores e leitoras quatro novos.

A seguir, mais informações sobre os aplicativos.

Perfiles de Acero

Este aplicativo consiste, basicamente, em um catálogo de perfis de aço que seguem a norma espanhola. É muito útil para os cálculos estruturais e para especificação do projeto. A vantagem deste aplicativo é que ele apresenta uma forma organizada de visualizar e consultar os tipos de perfis, com suas medidas e especificações. 

São especificados os perfis tipo PE, IPN, HEA, HEB, HEM, UPN, angulares LPN e LPD, perfis circulares ocos, quadrados e retangulares, perfis em U, C, Z e Omega, e perfis sólidos circulares, quadrados e retangulares. 

A desvantagem deste aplicativo é o fato de não ser gratuito.

Photo Measures

Este aplicativo está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch. Como seu nome indica, o aplicativo serve para salvar medidas de fotografias, para que seja mais fácil saber a situação exata das mesmas e assegurar que tudo se encaixa perfeitamente. Isto é muito útil em levantamentos topográficos, sem ter que anotar as medidas em algum caderno ou bloco de notas.

Este aplicativo é gratuito, disponível em espanhol.

Nível de Bolha

Este aplicativo permite medir níveis de superfícies sem a necessidade de uma ferramenta real. Perfeito para fazer verificações no canteiro de obras.

Gratuito, disponível em espanhol.

Clinometer

Esta ferramenta permite medir ângulos verticais. Muito útil quando se quer saber a inclinação de uma rampa ou verificar se um pilar está no prumo, por exemplo.

Funciona basicamente como um transferido digital que mostra os ângulos entre a superfície consultada e uma linha horizontal virtual.

Há duas versões deste aplicativo, uma gratuita e outra paga. 

Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "4 aplicativos para o arquiteto de hoje" [4 Aplicaciones para el Arquitecto] 14 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-145646/4-aplicativos-para-o-arquiteto-de-hoje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.