Residência em Mosteiro / Arquitectos Matos

© Joao Morgado
Santa Maria da Feira, Portugal

Residência em Mosteiro / Arquitectos Matos - Mais Imagens+ 33

© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar está localizado nos arredores de Santa Maria da Feira, rodeado por uma paisagem difusa e mutável.

O conceito do projeto vem da interpretação conjugada do programa funcional de uma casa unifamiliar com as premissas específicas dos clientes, a partir do estudo das características do lote e seus arredores e as condições morfológicas.

© Joao Morgado

A casa está organizada em um único piso em torno de um pátio central, de frente para Sul e Oeste, protegido da rua no lado Norte.

No formato de um "L", que está dividido em duas partes - um volume longitudinal organizando as áreas de serviço e a zona de lazer, enquanto que os quartos estão localizados no volume menor, transversal ao lote. Um volume adicional, uma sala de armazenamento colocada no limite do terreno, define com precisão o pátio central.

© Joao Morgado

O acesso à casa é feito a partir do lado leste, por uma rampa que serve como uma transição entre o nível da rua e as entradas, principal e de serviço.

No cruzamento dos dois volumes do L, um vazio anuncia a entrada principal, que para dentro, através de sua transparência, revela o pátio central e leva a diferentes áreas da casa.

© Joao Morgado

Os espaços interiores estão diretamente associados ao pátio, embora protegidos pela varanda, que unifica externamente as diferentes áreas da casa enquanto intensifica as experiências diárias da família.

A sala é um espaço amplo, onde as áreas de jantar e estar são comumente organizadas, espacialmente se estende ao exterior através da luz natural.

© Joao Morgado

O volume, simples e compacto, é revestido por uma fachada ventilada opaca feita de painéis de concreto pré-fabricados preto texturizado sobre suas superfícies públicas, enquanto suas paredes interiores, de frente para o pátio privado, são totalmente abertas através de sua transparência.

O cenário do pátio e jardim de fundo é formado pela "parede da memória", construída a partir de pedras da demolição pré existentes.

Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Mosteiro / Arquitectos Matos" [House in Mosteiro / Arquitectos Matos] 10 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-145534/residencia-em-mosteiro-slash-arquitectos-matos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.