Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França

Um escritório francês  de planejamento urbano desenvolveu recentemente um projeto para converter a Torre Eiffel em uma árvore gigante, cobrindo-a com 600 mil plantas. Sua ideia é instalar nos 324 metros  da torre, nada menos que 12 toneladas de mangueiras de borracha e plantar gradualmente uma estrutura com as mudas de vegetação para transformar a Torre Eiffel numa grande “árvore” orgânica. A empresa diz que o projeto custaria € 72.000.000 (cerca de US$ 97 milhões) e eliminaria 87,8 toneladas  de dióxido de carbono do ar de Paris.

Você acha que é uma opção real converter os principais pontos turísticos das cidades em agentes ambientais? Ou é apenas uma “moda verde” em nome da sustentabilidade?
O plano - que tem gerado um grande debate na mídia do país - foi desenvolvido pelo grupo de Ginger, que defende a ideia com o argumento de que “simboliza a reconciliação da natureza e da humanidade”, especialmente com os crescentes níveis de poluição do ar da cidade europeia. Além disso, sugere que esse projeto significaria um símbolo do compromisso da França para o futuro global sustentável.

Previsto para o ano de 2012, o projeto não comprometeria a instalação de iluminação LED feita há uma década para  os shows noturnos, projetados na Torre Eiffel. O peso total da cobertura vegetal seria de 378 toneladas e o projeto contaria  um sistema de irrigação para manter a vegetação úmida.

O projeto não foi aprovado pela empresa que opera a Torre nem pelas autoridades. Na sua última declaração, Ginger lançou a seguinte pergunta: ”Será que não é justamente o dever dos planejadores de cidades imaginar um novo futuro onde a natureza está de volta no coração da cidade?”. Vamos ver o que acontece.

 

Fonte: Inhabitat

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França" 14 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-14493/torre-eiffel-verde-poderia-eliminar-87-ponto-8-toneladas-de-dioxido-de-carbono-em-paris-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.