Residência em Akiya / Nobuo Araki

Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 2 de 14Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 3 de 14Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 4 de 14Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 5 de 14Residência em Akiya / Nobuo Araki - Mais Imagens+ 9

Yokosuka, Japão
  • Arquitetos: Nobuo Araki
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bauhaus Neo
Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 6 de 14
Cortesia de Nobuo Araki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência com dois pavimentos e um deck é usada nos fins de semana e está localizada em Akiya, algumas horas de carro ao sul de Tóquio. Akiya, juntamente com a área vizinha, Hayama, é conhecida por sua concentração de casas de veraneio. O local é a encosta do litoral, onde o mar e as montanhas se encontram, a frente da casa é para o mar, enquanto a parte de trás olha as montanhas. O ambiente natural promete uma ótima estadia para o fim de semana.

Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 7 de 14
© Bauhaus Neo

A casa está estruturada para que o proprietário, um fotografo de Tóquio, e sua família desfrutem plenamente do ambiente nos fins de semana. O projeto inclui diversos espaços que podem ajudar a refrescar a mente após uma semana cheia de trabalho. Logo na entrada, há a opção de ir diretamente para a sala de estar ou subir as escadas para o deck da cobertura. Neste deck aberto, os moradores tem uma visão completa das montanhas, do mar e do céu. Indo direto para a sala de estar, eles terão a vista emoldurada do mar através das janelas. Quando a casa está vazia, as janelas são protegidas por portas deslizantes, uma vez que frequentemente ocorrem tufões durante o verão. Abrir estas janelas pode ser um ato interessante, que dá à família uma sensação imediata de prazer.

Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 8 de 14
Cortesia de Nobuo Araki

Os dois pavimentos e a cobertura promovem diferentes vistas do entorno: no primeiro, que são quartos e banheiros, abre-se para o talude de oliveiras; o segundo, onde está a entrada, tem uma grande sala de estar com janelas emoldurando o vasto oceano azul e na cobertura a vista da costa é panorâmica. O projeto funciona como um observatório pessoal em três camadas.

Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 9 de 14
© Bauhaus Neo

Algumas partes da residência incorporam estruturas lúdicas, onde são realizados ensaios fotográficos de luz e sombras. Por exemplo, uma abertura estreita como iluminação zenital muda constantemente o ambiente no reflexo com a parede de concreto. Embora a residência tenha esta visão de 360 graus, há deliberadamente um número limitado de janelas e aberturas. Ao invés de abrir-se generosamente ao seu entorno, a casa apresenta algumas experiências distintas e estimulantes para ver e sentir a natureza.

Residência em Akiya / Nobuo Araki - Imagem 11 de 14
Planta - 1º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Akiya / Nobuo Araki" [House in Akiya / Nobuo Araki] 05 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144574/residencia-em-akiya-slash-nobuo-araki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.