Vídeo: 40 anos do programa PREVI

Os estudantes de mestrado do programa de Urbanismo e Paisagem da Woodbury University, em San Diego, compartilharam conosco este vídeo sobre o Proyecto Experimental de Vivienda (PREVI): um programa de habitações de interesse social em Lima, Peru, na década de 1960, apoiado pelo governo peruano e pela ONU, envolvendo os melhores arquitetos especialistas em habitação social da época.

O projeto buscava permitir que as famílias - que deveriam ter total controle da construção de suas casas - se apropriassem livremente das residências. Entretanto, ele também deveria sugerir como seriam as futuras construções, evitando, assim, o caos presente em diversas favelas. No vídeo alguns habitantes são questionados sobre como se sentem em relação às habitações hoje em dia, e falam sobre o sucesso desta estratégia de projeto, 40 anos após sua conclusão.

Saiba mais sobre o êxito do experimento PREVI, a seguir.

O vídeo mostra habitantes felizes, elogiando a tranquilidade e segurança do bairro - quase irreconhecível quando comparado às imagens originais, com cores vibrantes e, às vezes, extensões inesperadas.  No entanto, o vídeo mostra também arquitetos locais que apresentam críticas: "para aqueles que pensam em termos de purismo arquitetônico, o projeto é um fracasso pois o modo como foi pensado o crescimento das residências não foi aplicado", disse um deles. Outro acrescenta: "penso que há um excesso de vontade de expressar sua identidade, sua individualidade, em um edifício...acho legítimo, mas há um limite."

Em um artigo para a Domus, Justin McGuirk fala sobre o PREVI e nota a falta de diretrizes para as extensões e anexos: "[Aldo van Eyck] abordou de forma mais prospectiva a maneira como os proprietários poderiam expandir suas residências, criando pátios com paredes diagonais para desencorajar as pessoas a construírem nas coberturas. Ele falhou, evidentemente. Espaço externo não é sagrado para uma família de oito pessoas com outra geração a caminho."

Mas McGuirk também vê o PREVI como um protótipo para muitos arquitetos interessados em habitação social hoje. O Urban Think Tank é um exemplo, com quem McGuirk trabalho em conjunto no projeto vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2012. Outro exemplo é o escritório chileno Elemental. Com o exemplo do PREVI se tornando cada vez mais aplicável, as pesquisas dos estudantes da Woodbury University se tornam muito relevantes.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Vídeo: 40 anos do programa PREVI" [VIDEO: 40 Years On, The Lessons of PREVI] 06 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144457/video-40-anos-do-programa-previ> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.