Holl e Aravena dentre os finalistas para o novo Centro de Arte Contemporânea de Moscou

O Ministério da Cultura da Rússia anunciou os 10 escritórios finalistas que competirão pelo projeto do complexo de exposição e museu do novo Centro de Arte Contemporânea de Moscou (NCCA). O NCCA, que funciona atualmente em uma antiga fábrica no centro de Moscou, será relocado no Khoydynskoye Pole, um antigo campo de pouso a nordeste de Moscou, como parte de um plano urbano mais amplo de desenvolvimento da região.

Dez escritórios foram selecionados para avançar à segunda etapa da competição: cinco por mérito de sua experiência e portfólio; e cinco por mérito de seus estudos preliminares submetidos ao júri. Veja a lista de finalistas a seguir...

O edital do concurso para o novo NCCA, que terá um orçamento de aproximadamente U$ 120 milhões, é complexo e o edifício deverá acomodar diversos usos. Como o Diretor Geral do Centro Nacional de Arte Contemporânea, Mikhail Mindlin, comenta na página do NCCA:

"A maior diferença entre um centro de arte contemporânea e um museu é a variedade de atividades. O NCCA apresentará quatro atividades. A primeira é a infraestrutura para as coleções e exposições. A segunda é referente aos projetos de exibições. A terceira é o trabalho científico que será realizado no complexo: oficinas, simpósios, conferências e arquivos de arte contemporânea (bibliotecas e midiatecas). Finalmente, há o lado educacional do complexo: palestras, trabalhos com crianças, cursos, promoção e apoio da arte contemporânea (incluindo a competição "Inovação" e o Prêmio Kandinsky"), organização de residências artísticas internacionais, integração da arte contemporânea russa no contexto cultural internacional, introdução de artistas estrangeiros ao público russo, etc."

Além disso, o novo NCCA será uma atração para a cidade que "familiarizará uma ampla variedade de visitantes - de Moscou e também turistas, crianças e adultos, conhecedores de arte contemporânea e leigos - com a arte das últimas décadas e provocará interesse na esfera mundial da cultura." Como disse o ministro da cultura Vladimir Medinsky, os arquitetos vencedores "precisam não apenas projetar o edifício, mas também criar uma instituição efetiva que conecte o novo centro de Moscou com os demais centros do NCCA, que atraia jovens artistas e atue como um centro de criatividade da escala que o NCCA pretende ser."

O terreno em Khodynskoye Pole se mostra propício ao projeto pois, além do Museu e e Complexo de Exposições do NCCA, diversos novos equipamentos estão sendo construídos no arredores: hotéis, edifícios de escritórios, shopping centers, parques e uma nova estação de metrô.

Khodynskoe Pole. Cortesia de New NCCA

Participantes escolhidos por sua experiência e portfólio

  • Steven Holl Architects (EUA)
  • Nieto Sobejano Arquitectos (Espanha)
  • Heneghan Peng (Irlanda)
  • 51N4E (Bélgica)
  • Alejandro Aravena (Chile)
  • Participantes escolhidos por seus estudos preliminares

  • UNK Project (Moscow)
  • WAI Architecture Think Tank (China)
  • Anton Barklyanski (Perm)
  • Melorama (Moscow)
  • Ghirardelli Giancarlo Architect (Italy)
  • Os dez escritórios participantes deverão enviar suas propostas iniciais até 29 de novembro de 2013. Três finalistas serão, então, anunciados pelo júri no início de dezembro. O vencedor será escolhido pelo Conselho de Curadores, liderado pelo Ministro da Cultura da Federação Russa, Vladimir Medinsky, e pelo Prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin.

    Via New NCCA e The Calvert Journal

    Sobre este autor
    Cita: Quirk, Vanessa. "Holl e Aravena dentre os finalistas para o novo Centro de Arte Contemporânea de Moscou" [Holl, Aravena Among Shortlist for Moscow's New Contemporary Art Center] 04 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144331/holl-e-aravena-dentre-os-finalistas-para-o-novo-centro-de-arte-contemporanea-de-moscou> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.