Clássicos da Arquitetura: Sede do Partido Comunista Francês / Oscar Niemeyer

No projeto do Partido Comunista Francês, não me faltou, pelo menos, intuição e poder de decisão. E isso explica a fachada em curvas e o hall semi-enterrado, diferente, deixando o terreno livre para o jogo de volumes e espaços livres que constituem a própria arquitetura. Tivesse prevalecido dúvida em aceitar solução tão inusual, os que hoje visitam o prédio não teriam a surpresa do grande hall que tanto o caracteriza, com seu espaços e formas inesperadas, e o piso a descer suavemente até a cúpula que dele surge para o exterior, participando do espetáculo arquitetural imaginado.

© flickr roryrory

Na sede do Partido Comunista Francês mostrei como é importante manter exteriormente um jogo harmonioso de volumes e espaços livres, o que explica ter localizado o grande hall da classe operária em subsolo.

© flickr 6u57avo

Integrado no programa, nas condições locais e nas possibilidades construtivasiniciei os estudos do Partido Comunista Francês, tando como preocupação primeira, esconder a parede alta do prédio vizinho que a meu ver não deveria contar no ambiente arquitetural. Isso explica a localizaçãodo bloco principal e as curvas da fachada deixando entre ele e o prédio anexo o espaço necessário aos acessos verticais, solução que, internamante, garante a flexibilidade desejada.

© flickr roryrory

Fixado o bloco e os acessos, passei a estudar o térreo e os subsolos. Não queria um edifício em “pilotis”, nem o hall no térreo ocupando demasiadamente o terreno, preferia um hall mais discreto, semi enterrado, e externamente, volumes e espaços livres se correspondendo como convém.

© flickr Lauren Manning

E criei o hall semi enterrado – o foyer da classe operária – com salas de espera, exposições, livraria, etc, e o grande auditório que localizado nesse piso, surge nos jardins como um dos elementos essenciais da composição.

© flickr Lauren Manning

Para dar aos que chegam a impressão de mais amplitude, projetei a escada externa bem estreita o que permitirá, pelo contraste, o efeito desejado. E procurei manter em todo o prédio a mesma liberdade plástica e a curva livre e lógica que o concreto armado sugere. É o que vocês encontrarão, com unidade, nas curvas da fachada, no corredor sinuoso, nas formas variadas, quase barrocas, do hall e da cobertura que atendem razões de circulação, utilização e visibilidade.

© flickr Lauren Manning

Aprovado o estudo inicial, entrei em contato com meus colaboradores J. Deroche e P. Chematov e depois com J. Prouvé, J. Tricot e J. L. Pinho que muito úteis se fizeram no desenvolvimento do projeto.

Eis o que devo dizer sobre a sede do P.C.F., realizada com o maior apuro, fiel ao traço inicial.”

© flickr roryrory

Texto: Oscar Niemeyer

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Oscar Niemeyer
  • Ano: 1965
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Paris, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Colaboradores: J. Deroche, P. Chematov, J. Prouvé, J. Tricot e J. L. Pinho
  1. Projeto: 1965
  2. Construção: 1971 (edifício principal), 1980 (átrio, cúpula e salão subterrâneo)

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Sede do Partido Comunista Francês / Oscar Niemeyer" 13 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-14386/classicos-da-arquitetura-sede-do-partido-comunista-frances-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.