Palestra e lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X Rio

Nesta quinta-feira, 03 de outubro, o Studio-X, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro / INEPAC e a editora Zouk organizarão o lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro”, seguido de palestra sobre o tema.

O livro levanta pressupostos teóricos e metodológicos sobre o entendimento das teorias de intervenção no patrimônio arquitetônico e o estudo comparativo de casos, nacionais e internacionais, que se aproximam das questões e dos problemas encontrados diante da tarefa de se completar um edifício inacabado de relevância como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico – o caso do Teatro do MAM do Rio de Janeiro.

Projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o Museu teve a sua última porção adaptada a uma situação distinta da originalmente concebida a mais de cinqüenta anos, de acordo com as contingências específicas que levaram o Teatro a ser construído, e sob as determinações patrimoniais definidas pelo órgão competente para o caso. Além da referida reflexão sobre as várias hipóteses de intervenção que a situação levanta, a exposição da diferença e da distância entre a obra original, o projeto aprovado e a sua execução, está entre os objetivos do livro.

Palestra e lançamento do livro “O projeto como  patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X Rio - Imagem 3 de 3
© Thiago Leitão

O evento é gratuito e conta com a participação do autor Rafael Barcellos Santos, e com os comentários de Flavio Ferreira, José Pessôa.

Palestra e lançamento do livro “O projeto como  patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X Rio - Imagem 2 de 3
© Pedro Kok

Data: 03 de outubro, quinta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Para saber mais sobre o Teatro do Museu de Arte Moderna de Reidy, leia o artigo de Roberto Segre publicado no ArchDaily Brasil.

Via: Studio-X Rio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra e lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X Rio" 01 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-143495/palestra-e-lancamento-do-livro-o-projeto-como-patrimonio-nao-construido-teatro-do-museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.