Weston Williamson vence concurso para estádio de Brasília

O estúdio londrino Weston Williamson foi anunciado como vencedor da competição para o Estádio de Atletismo de Brasília. O concurso internacional, ligado aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, buscava um estádio para 70 mil pessoas em nossa capital nacional.

Cortesia de bdonline, via Weston Williamson

A cobertura é composta por uma série de elementos em forma de pétalas, cada qual capaz de se mover independentemente em função das condições climáticas e lumínicas, servindo também como dispositivos de resfriamento passivo. A estrutura do estádio tem seu desenho baseado no voo de um pássaro, tomando como inspiração o plano e o espírito de Brasília. 

"A forma exterior no estádio de atletismo reflete o espírito utópico do plano de Brasília ao incorporar uma geometria que está sempre mudando", explicaram os arquitetos. "O estádio, portanto, não apresenta uma identidade fixa, mas se altera em relação às condições externas."

Cortesia de bdonline, via Weston Williamson
Cortesia de bdonline, via Weston Williamson

O parque que cerca o estádio, com árvores e lagoas, contribuirá com os sistemas passivos de resfriamento.

A competição desafiou os arquitetos a sentirem-se "livres de limitações" e a "expandir os limites do que é possível no projeto". A proposta translúcida e fluida de Weston Williamson faz exatamente isto, e promete ser um símbolo de inovação, adaptabilidade e vitalidade para a população de Brasília.

Cortesia de bdonline, via Weston Williamson

Via bdonline.co.uk

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Weston Williamson vence concurso para estádio de Brasília" [Weston Williamson Wins Brasilia Stadium Competition with Responsive Arena] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-143171/weston-williamson-vence-concurso-para-estadio-de-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.