Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 2 de 23Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 3 de 23Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 4 de 23Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 5 de 23Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Mais Imagens+ 18

Bornes de Aguiar, Portugal
  • Colaboradores: Madalena Rebelo de Andrade, Raquel Jorge, Pedro Baptista Dias
  • Construtora: Modular System
  • Cliente: UNICER
  • Cidade: Bornes de Aguiar
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido no projeto do Parque de Pedras Salgadas da autoria dos arquitetos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade surgiu o desafio de criar um objecto que pudesse ir ao encontro do imaginário das casas da árvore.

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 17 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

A ideia foi criar um objecto que se afastasse da ortogonalidade e de conceitos pré-estabelecidos associados à construção. Esta casa, desenvolvida em parceria com a empresa Modular System, utiliza tecnologia - já testada em protótipos - que permite uma construção leve autoportante. 

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 10 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Os materiais usados permitem estabelecer a ligação e definir uma imagem coerente da proposta numa simbiose perfeita da casa com o parque: a casa surge repentinamente no campo visual do observador, tal como um animal selvagem. As escamas da ardósia, em contraponto com a madeira na face inferior, associadas à forma, sugerem a serpente deslizando entre as árvores. Os revestimentos em ardósia e em madeira, matéria-prima autóctone, fomentam também a integração e conferem invisibilidade a estas pequenas casas, impedindo-as de assumir o protagonismo que pertence a este parque centenário. A casa tem uma casa de banho dividida em 2 partes, um quarto com cama de casal, uma cama/sofá e uma pequena cozinha. 

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 8 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Assim, as duas TREE SNAKE HOUSES do Parque de Pedras Salgadas apresentam-se como dois objetos que, utilizando os mesmos materiais e tecnologias similares, apontam para dois imaginários diametralmente opostos, a primitiva cabana e o animal selvagem. Sustentabilidade e Ecologia estiveram sempre presentes no desenvolvimento deste projeto: a não impermeabilização do solo, os revestimentos e isolamentos reforçados, os sistemas de aquecimento de águas para consumo, o reaproveitamento de águas negras, os painéis solares, os sistemas de iluminação de baixíssimo consumo recorrendo a tecnologia LED, entre outras soluções encontradas, dão coerência e razão de ser à intervenção. A casa tem uma casa de banho dividida em 2 partes, um quarto com cama de casal, uma cama/sofá e uma pequena cozinha. 

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 5 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Assim, as duas TREE SNAKE HOUSES do Parque de Pedras Salgadas apresentam-se como dois objetos que, utilizando os mesmos materiais e tecnologias similares, apontam para dois imaginários diametralmente opostos, a primitiva cabana e o animal selvagem. O sistema desenvolvido pelos arquitetos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade, em parceria com a Modular System, contempla ainda outras versões destas casas que podem ser adaptadas a diversos terrenos e climas.

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 7 de 23
© Ricardo Oliveira Alves
Planta
Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 13 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Estão também em fase de desenvolvimento, para comercialização, outros modelos de casas, nomeadamente, a MOUNTAIN SNAKE HOUSE, a RIVER SNAKE HOUSE, a SAND SNAKE HOUSE, cujos materiais e dimensões se adaptam a diferentes climas e territórios. Será assim possível adquirir uma casa específica para implantar na praia, no rio, na montanha, ou no meio urbano.

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 15 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Setembro 30, 2013

Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade - Imagem 16 de 23
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5450 Bornes de Aguiar, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da árvore serpente / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade" [Tree Snake Houses / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade] 03 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-143140/tree-snake-houses-slash-luis-rebelo-de-andrade-plus-tiago-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.