Astley Castle vence o 2013 RIBA Stirling Prize

O 2013 RIBA Stirling Prize selecionou como vencedor o escritório Witherford Watson Mann pelo projeto do Astley Castle (Nuneaton, Warwickshire). O vencedor foi anunciado em uma cerimônia na Central Saint Martins em Londres, um edifício projetado pelo vencedor do ano anterior Stanton Williams. O projeto do Astley Castle foi também escolhido como favorito pelos leitores da BBC ainda este semana. Stephen Hodder, membro do júri, disse que "se envolver com o edifício foi surpreendente para o júri", e descreveu-o como um edifício "despretensioso" com grande "rigor".

O Stirling Prize – considerado o mais prestigioso prêmio de arquitetura do Reino Unido - é concedido anualmente ao "edifício que fez as maiores contribuições para a evolução da arquitetura no ano anterior". Astley Castle foi escolhido dentre outros cinco candidatos, incluindo Park Hill do escritório Hawkins/Brown em conjunto com o Studio Egret West.

O júri incuía Sheila O’Donnell (O’Donnell + Tuomey), Paul Williams (Stanton Williams), Stephen Hodder PRIBA (vencedor do primeiro Stirling Prize em 1996), Dame Vivien Diffield e Tom Dykchoff (jornalista). De acordo com o RIBA, o "Stirling Prize é avaliado segundo critérios que incluem visão projetual, inovação e originalidade, capacidade de estimular o envolvimento, agradar usuários e visitantes, acessibilidade e sustentabilidade, como o edifício responde ao seu propósito e o nível de satisfação do cliente".

O presidente do RIBA, Stephen Hodder, também premiou com o RIBA Stephen Lawrence Prize o projeto Montpelier Community Nursery, do escritório AY Architects, e com RIBA Client of the Year Award a National Trust, pelo projeto Stower Gardens Visitor Centre do escritório Cowper Griffith (que recentemente venceu um RIBA National Award). A Slip House do escritório Carl Turner Architects venceu o prestigioso RIBA Manser Medal (para o qual o projeto Astley Castle também fora nomeado), enquanto que o projeto das Estufas refrigeradas em Singapura, pelo escritório Wilkinson Eyre venceu o RIBA Lubetkin Prize.

A seguir, a lista dos vencedores anteriores do Stirling Prize, publicados no ArchDaily.

  • Sainsbury Laboratorym, de Stanton Williams, vence o 2012 RIBA Stirling Prize!
  • Zaha Hadid vence 2011 RIBA Stirling Prize
  • RIBA Stirling Prize 2010: MAXXI Museum / Zaha Hadid
  • Richard Rogers vence o 2009 Stirling Prize com projeto para o Maggie’s Centre
  • Referências: RIBA, AJ, BBC

    Sobre este autor
    Cita: Taylor-Foster, James. "Astley Castle vence o 2013 RIBA Stirling Prize" [Astley Castle Wins the 2013 RIBA Stirling Prize] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-142922/astley-castle-vence-o-2013-riba-stirling-prize> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.