Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 1 de 9
© Fernando Alda 

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 2 de 9Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 3 de 9Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 4 de 9Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 5 de 9Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Mais Imagens+ 4

  • Colaborador: Leonardo Tapiz Buzarra
  • Construtora: Construcciones Parejo Anguita S.L.
  • Inspetores De Construção: Francisco Javier Escolano González and José Moreno Gómez
  • Cidade: Gójar
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 5 de 9
© Fernando Alda 

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos de aluguel fica em um bairro ao sul de Granada, onde o Rio Vega começa a fluir cercado pelo sopé das montanhas de Sierra Nevada.

O terreno trapezoidal localiza-se em um cruzamento e tem uma área edificável de mais de 100m². A porção a sudoeste do lote é adjacente, enquanto os outros lados são ruas: Carretera de Gojar ao sudeste, Avenida Carmen Morcillo no noroeste, e Alhambra Street ao nordeste.

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 4 de 9
© Fernando Alda 

O edifício é construído ocupando o terreno todo, após a doação de uma porção adicional pela Câmara Municipal, o que auxiliou na consolidação da esquina deste quarteirão. Possui três pavimentos acima do térreo e um subsolo que serve como armazenamento local no piso térreo. Nos níveis superiores estão os apartamentos, cada qual com dois dormitórios e uma cozinha. O acesso ao edifício se dá a partir da Avenida Carmen Morcillo. As escadas e o elevador encontram-se no meio, criando uma centralidade com as instalações adjacentes e deixando o restante do pavimento livre de instalações.

A partir dos níveis superiores belas vistas do vale e de Sierra Nevada podem ser apreciadas.

Este projeto foi concebido e construído de modo econômico e racional. Econômico não somente pela construção, mas também pela manutenção do edifício de maneira sustentável.

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 2 de 9
© Fernando Alda 

A questão principal é o isolamento para minimizar as perdas de energia e para otimizar o uso da luz natural. Tijolos vazados são revestidos com placas de estuque de isolamento em seu interior e com revestimento cerâmico no exterior, para melhorar o isolamento.

Todas as fachadas dos edifícios, como a capa de um livro, são revestidas por um grês queimado duplamente a 1220º e esmaltado na cor branca sierra nevada. O edifício todo foi modulado por estas peças de grês de 40x80, que são fixadas na fachada através de grampos escondidos.

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 3 de 9
© Fernando Alda 

A pesquisa de novos materiais é realizada através da utilização de um esmalte que é conhecido pela

sua capacidade de captura de CO². A composição do hidróxido de cálcio Ca(OH)² é criada a partir da otimização e reorganização do resíduo de carboneto de cal gerado no processo de obtenção de gás acetileno. O tamanho da partícula primária, devido a obtenção desta via alternativa, é apresentada abaixo de 100nm (nanomaterial) permitindo uma elevada reatividade para o CO². Ca(OH)² + H²O + CO² CaCO³. De acordo com esta equação: 0,59 toneladas de CO² por tonelada de Ca(OH)². A condições de umidade são ideais para favorecer o processo de definição de Gójar.

Este grês brilha no sol como a neve em Sierra Nevada, revestindo todas as paredes e cobertura do edifício com peças de 40x80.

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura - Imagem 7 de 9
Planta Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gójar, Granada, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura" [Three apartaments and local in Gójar / Elisa Valero Ramos] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-142159/apartamentos-de-aluguel-em-gojar-slash-elisa-valero-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.