Lower Prep Quad / Gerardo Valle P

Lower Prep Quad / Gerardo Valle P - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: Gerardo Valle P
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4496
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Knauf, Plaka
  • Colaboradores: Leonardo Santander T. – Mario Magaña V
  • Construção: Altius
  • Cálculo Estrutural: Luis Soler P. & Asoc
  • Sustentabilidade E Eficiência Energética: Fundación Chile y Pasiva
  • Projeto De Iluminação: Docevolts
  • Paisagismo: Estudio del Paisaje - Teresa Moller & Asoc
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Lower Prep Quad foi gerado da necessidade de uma estrutura de base adequada ao plano de educação para alunos de The Grange School, localizada do distrito de La Reina, Santiago. A tarefa consiste em reformar um edifício existente e sua extensão com um novo edifício que triplica a superfície existente, além de remodelar os pátios e espaços abertos.

A ideia foi criar uma unidade independente, o que significa que o "Quad" de "Quadrante" deveria ser bem equipado, e conter tudo o que fosse necessário para satisfazer o projeto educacional e fornecer as soluções adequadas para o desenvolvimento do programa nesses níveis.

© Aryeh Kornfeld

A ideia consiste em dois volumes perpendiculares formando um "L" que contem a maior parte do pátio central. A asa existente foi modificada em sua aparência externa para integrá-la ao novo projeto da ampliação e harmonizar como parte do novo complexo. Estes volumes foram trabalhados com linhas simples que destacam a horizontalidade e mantém a proporção do lugar. No acesso, a horizontalidade é quebrada com um grande arco que realça a entrada para além da ponte de acesso, e um arco menor que é o final da circulação no segundo nível, que, junto com a claraboia sobre o corredor fornece luz natural a esse nível.

© Aryeh Kornfeld

Um nível articulado foi organizado em torno de dois eixos, com uma superfície de circulação mínima, que permite flexibilidade na disposição de espaços e configuração de uma grande variedade de programas encontrados no edifício.

Corte

A distribuição dos programas é a seguinte: primeiro nível para o jardim de infância, com uma pista circular em seu perímetro no exterior do edifício para acesso ás salas de aula, e na frente de cada módulo há um pátio privado para atividades educacionais. Além disso, há a recepção, diretoria, enfermaria, sala de jantar para 300 alunos, e uma oficina de culinária com dispositivos da tecnologia mais atual.

© Aryeh Kornfeld

Paralelamente ao edifício há um pátio fechado que também é ginásio e que, junto com um volume de banheiros, depósitos e espaços sombreados completam a configuração do pátio central.

No segundo nível está localizado o ensino fundamental, sala da diretoria e dos professores, salas técnicas, especialmente moldadas para seus usos, como computação, música, arte e a biblioteca, com duas áreas: leitura formal e área de trabalho, e outra mais informal e descontraída.

© Aryeh Kornfeld

No nível do subsolo, há a piscina semi olímpica com vestiários, banheiros, salas de dança e yoga e cafeteria, iluminados e ventilados através de claraboias. O solo cobrindo o edifício é adequado para o estar e possui tabelas de cultura para fins educacionais.

Outra questão muito importante trabalhada no projeto foi a sustentabilidade e eficiência energética. O novo edifício foi projetado de acordo com os padrões internacionais LEED, com a consultoria da Fundación Chile e da companhia Pasiva. Conceitos de uso energia solar foram aplicados com painéis para o aquecimento da piscina, e também de economia de água com dispositivos sanitários de baixo consumo. Todo o edifício é coberto com um sistema de isolamento EIFS, janelas com isolamento térmico que possibilitam uma economia em ar condicionado iluminando equipamento de alta eficácia, e uso de luz natural através de um controle passivo obtido com grades nas fachadas.

© Aryeh Kornfeld

Os pátios são projetados de acordo com a faixa etária das crianças, assim como o mobiliário, com um cuidado especial com a segurança e uma proximidade com a natureza e o ambiente.

Detalhe

O Lower Prep Quad  é um projeto integrado, trabalhado com equipes interdisciplinares que conseguiram juntas a área educacional, arquitetura, eficiência energética, tecnologia e paisagismo, tudo orientado para o usuário e para a sustentabilidade do projeto do arquiteto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Reina, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lower Prep Quad / Gerardo Valle P" [Lower Prep Quad / Gerardo Valle P] 23 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-141776/lower-prep-quad-slash-gerardo-valle-p> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.