Futuro incerto para o Maze Peace Centre de Daniel Libeskind

Após ter recebido uma primeira aprovação no início deste ano, o projeto de Daniel Libeskind, em colaboração com McAdam Architects, para o Maze Peace Centre na Irlanda do Norte, foi embargado há algumas semanas, quando o Primeiro Ministro Peter Robinson deixou de apoiar o controverso edifício, dizendo que seria errado continuar com a construção antes de se chegar a um consenso.

Saiba mais sobre a controvérsia relacionada ao projeto, a seguir...

Entre 1971 e 2000, no terreno ficavam prisioneiros paramilitares que haviam se envolvido em nas disputas da Irlanda no Norte. Em 1981, dez destes prisioneiros morreram em uma greve de fome. Ao redesenvolver a extinta prisão, o objetivo da Maze/Long Kesh Development Corporation, é "demonstrar como a paz pode ser consolidada através do desenvolvimento econômico." O projeto de Libeskind para o Peace Centre é visto como um componente crucial para atrair investimentos.

Contudo, o projeto vem sendo bastante criticado. O próprio Libeskind disse que gostaria que a estória daqueles envolvidos na greve de fome fosse incluída no projeto do edifício. Isto levou algumas famílias de vítimas do IRA a crer que o local se tornaria um "santuário para o terrorismo". Em função disso, Rory Olcayto, do Architects' Journal, acusou Libeskind de ter uma compreensão muito simplificada das questões envolvidas no Peace Centre, dizendo que "o problema, ao contrário do Holocausto... é que não há consenso sobre este assunto específico, muito menos sobre a longa guerra sectária da Irlanda do Norte."

Segundo o artigo da BBC, que documentou as reações causadas pela súbita mudança de opinião de Peter Robinson, esta ausência de consenso abre espaço, inclusive, para questionamentos sobre se o Peace Centre deve ou não ser construído - que significa que a construção do projeto de Libeskind e o subsequente desenvolvimento do terreno da Maze estão em perigo. A Maze/Long Kesh Development Corporation exigiu esclarecimentos sobre os comentários de Robinson e o futuro do local.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Futuro incerto para o Maze Peace Centre de Daniel Libeskind" [Future Uncertain for Daniel Libeskind's Maze Peace Centre] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-141604/futuro-incerto-para-o-maze-peace-centre-de-daniel-libeskind> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.