Casa Linhares Dias / BLOCO Arquitetos

Casa Linhares Dias / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 35

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  411
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa se localiza num terreno residencial próximo ao Lago Paranoá. Interessava aos proprietários, ao contrário de seus vizinhos, que sua casa tivesse uma ligação direta com o espaço público da rua. Interessava-nos criar uma construção que não se apresentasse como uma superfície monolítica fechada para a rua e que inevitavelmente impedisse a vista desde a rua para os fundos do terreno.  

Corte

Buscando a máxima integração entre as áreas sociais da casa, optamos por unificar todo o programa sob uma grande cobertura que em conjunto com as paredes laterais formam um pórtico que proporciona sombreamento aos interiores e parte das áreas externas da casa. Os espaços internos são distribuídos em diversas posições, avanços e recuos, alternados com vazios que dão profundidade e relevo à sua volumetria. Para reforçar a condição unificadora da cobertura utilizamos madeira como revestimento interno, a qual é visível desde praticamente todos os ambientes. 

© Joana França

Os quartos posicionados no piso superior foram distanciados entre si por um vazio central e interligados por um corredor suspenso sobre a sala de estar, originando diversas relações internas em pé-direito duplo com vistas para a rua e para o pátio interior coberto. A maioria dos ambientes é delimitada por fechamentos em vidro, privilegiando a continuidade espacial e a organização flexível de mobiliário. A escada tem uma forte presença na fachada principal, já que avança e se eleva até atravessar a cobertura, dando acesso a um mirante.

© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paranoá, Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Linhares Dias / BLOCO Arquitetos" [Linhares Dias House / BLOCO Arquitetos] 11 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-140284/casa-linhares-dias-slash-domo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.