Proposta finalista para a Estação Flinders Street / Zaha Hadid Architects + BVN Architecture

Recentemente anunciado como um dos trabalhos finalistas do People's Choice Award, concurso organizado pela Major Projects Victoria, este projeto para a Estação Flinders Street entrelaça a história da estação com uma nova forma potente para criar um novo espaço público para o futuro. Projetado por Zaha Hadid Architects + BVN Architecture, seu conceito resolve os desafios funcionais enquanto celebra a experiência de viajar. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.

© Visual Arch

Nossa proposta cria um novo lugar que encarna a urbanidade de Melbourne, com suas peculiaridades, caráter e patrimônio. Ela é projetada em torno de um novo espaço público que atravessa o local, conectando a um revigorado passeio público Rio Yarra.

© Visual Arch

Nossa proposta inclui:
- Uma nova Confluência Ocidental
- Acesso a partir da Ponte cabide para o confluência
- Novos espaços públicos
- A restauração e reutilização adaptativa do Prédio da Administração
- O retorno da administração ferroviária
- Novos espaços de escritórios, um hotel boutique e destino de varejo
- Novo espaço de eventos com vista para o Yarra
- Reconstrução da margem norte
- Realinhamento de William Street para melhorar o fluxo de tráfego e criar um pátio para o Museu da Imigração.

© Visual Arch

A função de transporte é melhorada por uma adequação muito bem feita no acesso para a estação, fornecendo acesso sem passagem pela estação. O endereço da estação é melhorada através do aumento da permeabilidade através do Prédio da Administração. Um novo túnel de pedestres corre sob todas as plataformas, conectando-os ao Melbourne Metro Rail Tunnel para criar uma confluência na estação bastante segura, aberta, com boa visibilidade, linhas de visão e orientação espacial.

© Visual Arch

A Estação Flinders Street é uma instituição de Melbourne. A memória de sua fachada, de seus relógios e atividade encontram-se profundamente na psique da cidade. O sistema realiza a idéia original de 1900 de uma grande estação, restaurando o edifício existente e garantindo a fachada sul do Edifício da Administração seja visível. Este conceito também tem um novo espaço da galeria no saguão entre o Edifício Administrativo e a área de circulação e confluência. Os Banana Alley Vaults são restaurados e se tornam um ativo lobby do hotel com bares, restaurantes e cafés.

© Visual Arch

A praça atravessa o local, que liga a cidade com Southbank pela Sandridge Bridge. Melhores ligações são criadas através de escadas, rampas, escadas rolantes e elevadores.

© Visual Arch

Um novo anfiteatro e pontão para performances estão localizados no rio, no meio do local. Vias para bicicletas e percursos de pedestres foram redefinidos ao longo da margem do rio para criar uma separação clara e segura. A circulação através do local agora é pública.

© Visual Arch

As paradas do bonde elétrico (Tram) em Swanston Street são realocadas para melhorar a conectividade com a Federation Square. A combinação destes dois espaços públicos significativos em toda a zona comum de Swanston Street estabelece um novo evento / espaço público para a cidade.

  • Arquitetos

  • Localização

    Melbourne, Australia
  • Arquiteto Paisagista

    Gross Max
  • Planejador de Custos

    Davis Langdon
  • Engenheiro Estrutural

    Bollinger Grohmann + Felicetti
  • Estrutura saguão, Civil, Planejamento ferroviário, tráfego

    Hyder
  • Serviços, ESD, Engenharia de prevenção de incêndios, acústica, vibrações

    WSP
  • Patrimônio

    Andronas Conservation Architects
  • Planejamento da cidade

    Contour
  • Estratégia de Varejo

    Saunders Global
  • Consultor de Desenvolvimento

    CBRE
  • Ano

    2013
  • Fotografias

    Visual Arch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta finalista para a Estação Flinders Street / Zaha Hadid Architects + BVN Architecture" [The Flinders Street Station Shortlisted Proposal / Zaha Hadid Architects + BVN Architecture] 13 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-140076/proposta-finalista-para-a-estacao-flinders-street-slash-zaha-hadid-architects-plus-bvn-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.