Casa Altamira / Joan Puigcorbé

Casa Altamira / Joan Puigcorbé - Mais Imagens+ 16

Ciudad Colón, Costa Rica
  • Arquitetos: Joan Puigcorbé; Joan Puigcorbé
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  802
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Construção: Costa Rica Natural Design
  • área Do Terreno: 2.484 m²
  • Escultura: Domenech Batalla. Barcelona
  • Colaboradora: Carolina Pizarro
  • Cidade: Ciudad Colón
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Joan Puigcorbé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa estabelece uma relação íntima, conectada e direta com a topografia e a vegetação existente. Em um trajeto descendente, atravessamos a "paisagem interna", deixando para trás o mundo cotidiano, em um caminho-passeio de transição onde se vão articulando as diversas estâncias. Entre pátios com água e vegetação, chega-se à sala, que em um gesto converte-se em uma grande varanda, sem solução de continuidade entre o interior e o exterior. Adentra-se em um mundo de contraste entre o artificial e a natureza, percebido à medida que nossa vida se adapta. Encontramos uma atmosfera mutável, com luzes diferentes, percebendo-se assim as diversas qualidades do espaço. Espaços inesperados, aparentemente ocultos, que se vão descobrindo no vaguear interno.

Cortesia de Joan Puigcorbé

Cada dormitório, dispostos escalonadamente entre si, possui seu próprio ambiente externo de jardim, protegido e íntimo, e ao mesmo tempo vinculado ao exterior comum. Estes espaços demarcam limites, indicam caminhos e emolduram vistas.

Planta

A piscina atua como articulação entre o espaço construído e o jardim,  protegido das vistas externas e orientado à oeste, com um horizonte visual que nos permite apreciar todo o vale do Rio Virilla, Tárcoles, até o golfo de Nicoya.

Cortesia de Joan Puigcorbé

Os materiais de paredes, pisos e tetos são os elementos que contribuem em criar uma atmosfera interna singular, segundo a pretensão inicial de envolver seus habitantes e fazê-los participar de uma experiência única de habitar.

Cortesia de Joan Puigcorbé

O projeto responde às características já existentes da paisagem e revela novas dimensões da topografia do lugar. Suas formas e materialidade intensificam a experiência da luz, da sombra, da terra, água e ar. Apresenta-se contundente em seu volume e fluida na articulação do espaço.

Cortesia de Joan Puigcorbé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Altamira / Joan Puigcorbé" [Casa Altamira / Joan Puigcorbé] 13 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-139763/casa-altamira-slash-joan-puigcorbe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.