Semana de Design de Veneza, Quarta Edição do Concurso "Friendly Things" 12 - 20 Outubro 2013

Comunicado oficial. A cidade de Veneza, com sua longa história de inter relação entre design, artes visuais e artesanato, acolherá pelo quarto ano consecutivo a Venice Design Week. De 12 a 20 de outubro a cidade se enriquecerá com referências, oficinas, exposições e um concurso internacional de projeto. A associação cultural vogliadarte.it convida os jovens designers, arquitetos e criativos de todo o mundo para participarem desta competição. O tema para 2013 é "FRIENDLY THINGS" e pretende estimular os participantes a criarem objetos úteis, fáceis de usar e que respeitem o meio ambiente. As inscrições estão abertas desde 1º de julho e vai até o dia 20 de setembr através da página oficial. Os projetos serão avaliados por um comitê de professores das universidades e escolas de design mais destacadas da Europa.

Para saber mais do programa, temas das conversas e datas importantes siga lendo.

Cortesia de venicedesignweek

A Venice Design Week é a festa dedicada ao design organizada desde o ano 2010 pela associação cultural vogliadarte.it. Em sua quarta edição, que ocorrerá do dia 12 ao dia 20 de outubro, serão organizados diversos eventos destinados aos amantes da criatividade, a pesquisa e a experimentação.

O design volta a ser protagonista em Veneza, uma cidade que, como é lógico devido a sua história, tem uma longa tradição de intercâmbio entre design, artes visuais e artesanato. Um rico calendário de conferências, oficinas, visitas guiadas e exposições espalhadas por toda a cidade convida a intervenção de designers, arquitetos e todas aquelas pessoas interessadas em descobrir o extraordinário processo da idealização e criação dos projetos de design.

O objetivo da Venice Design Week é abrir um diálogo entre os profissionais e as escolas internacionais de design, melhorar a produção e criar um importante marco de encontro para o desenvolvimento e a inovação neste âmbito; para eles, a organização apresenta um concurso internacional de design, abre um canal de diálogo direto com as empresas, e propõe um percurso através das estreitas ruas da cidade para descobrir os lugares dedicados ao design.

Cortesia de venicedesignweek

O tema da edição 2013 é " FRIENDLY THINGS" e quer estimular aos participantes a criarem objetos úteis, fáceis de usar e que se preocupem com o meio ambiente. O concurso está aberto para estudantes, profissionais e criativos de todas as idades, de maneira individual ou coletiva. Para concorrer é possível registrar-se através da página na internet www.venicedesignweek.it até o dia 20 de setembro. Os projetos serão avaliados por um comitê de professores das universidades e escolas de design mais destacadas da Europa.

Além disso, o projeto "Empresas Abertas" é uma seção concebida com a ideia de criar um diálogo direto entre o público e as realidades da produção dos objetos de design. A Venice Design Week entende a necessidade e importância de por em contato os projetistas que começam a produzir seus próprios projetos com aquelas empresas e profissionais responsáveis por comercializar o produto final.

A cidade de Veneza se converte, durante a semana de design, em uma rota para explorar as oficinas dos artesãos que encontraram em Veneza seu lugar de trabalho. Uma viagem para descobrir a história dos objetos e de seus projetistas, em perfeito equilíbrio entre a imaginação e a realidade.

Cortesia de venicedesignweek

PROGRAMA

A Venice Design Week apresenta em Veneza uma série de eventos que englobam a diversidade e a arte nos campos do artesanato e da indústria. Cremos que é importante destacar a atenção a funcionalidade dos objetos e não somente nos seus aspectos estéticos.

Os projetos serão avaliados por um comitê de professores das universidade de todo o mundo (Barcelona, Londres, Paris e algumas universidades dos Estados Unidos).

A Venice Design Week pretende criar um diálogo direto entre o público e as realidade da produção dos objetos de design, e convida as empresas que operam no Veneto a abrirem suas portas para cumprir com os designers e para mostrar ao público o processo que leva a escolha de um projeto para desenvolve-lo e converte-lo em um produto.

As conferências sobre o design tratarão de ampliar muitos pontos de vistas que vão desde a esfera sensorial e emocional, até a saúde e o bem estar do indivíduo.

A Venice Design Week consiste em encontros, visitas guiadas, oficinas e em primeiro lugar, na competição internacional de design. Em sua quarta edição, que ocorrerá do dia 12 ao dia 20 de outubro, foram organizados diversos eventos destinados aos amantes da imaginação e da experimentação. A semana começará mostrando os projetos do Concurso Internacional de Design.

Cortesia de venicedesignweek

PREMIO INTERNACIONAL DE DESGN Tema “FRIENDLY THINGS”
De Abril a Setembro de 2013: período de desenvolvimento do concurso (prazo 20 de Setembro 2013). 

Exposição dos projetos selecionados: de 12 a 20 de Outubro 2013. Entrega de prêmios 19 de Otubro 2013. 

Sábado, 12
15.30 – 17.30 Design entre estética e funcionalidade. Reunião de designers, empresas e instituições

Domingo, 13
15.00 - 17.00 Oficina para crianças e adultos organizados por designers e associações culturais

De segunda 14 a sábado 19
- Empresas Portas Abertas Para descobrir os lugares de onde as ideias se convertem em objetos, para reunir-se com os chefes de produção e tomadores de decisão. A atividade está dirigida para designers que chegam em Veneza para o evento.
- Visitas guiadas aos lugares do design em Veneza. Uma rota para explorar as oficinas dos artesãos que encontraram em Veneza seu lugar de trabalho. A atividade está dirigida a qualquer pessoa que esteja interessada em descobrir a história dos objetos e de seus projetistas.
- Exposição de uma seleção dos projetos do concurso

Sábado, 19
15.30 – 17.00 Reunião sobre a qualidade do design
17.30 Entrega de Prêmio Internacional de Design 

Domingo, 20
15.00 - 17.00 Oficina para crianças e adultos organizados por designers e associações culturais

- ORGANIZAÇÃO Associação Cultural Vogliadarte.it
- PARCEIRO DE PROJETO Design Akademie Berlin - Elisava de Barcelona (Convidado por confirmar) IED - IUAV - Universidad de Diseño - NABA Milano - Ca 'Foscari - Architectural Association - Escola de Arquitetura de Londres
- INSTITUIÇÕESS (convidados a participar) Câmaras de Comércio - Associação de Hotéis - Associação Industrial - Associações de Artesanato
- ASSOCIAÇÕES Associação ricerca-format-c Universidades de Veneza 
- PATROCINADORES Se estabeleceram contatos com empresas para promover uma relação de patrocínio que tem o objetivo de criar uma sinergia entre o espírito empresarial e os jovens designers.
COMUNICAÇÃO AD3 snc desenvolve a campanha em colaboração com vários parceiros e agências.
- O QUE FICA AO FINAL DA DESIGN WEEK O local tem um arquivo de edições anteriores e se amplia continuamente com novas seções dedicadas a criatividade e a relação com o território. A Venice Design Week é um evento anual. Já estamos trabalhando na organização da quinta edição em 2014.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Semana de Design de Veneza, Quarta Edição do Concurso "Friendly Things" 12 - 20 Outubro 2013" [Venice Design Week, Cuarta Edicion Concurso "Friendly Things" 12 - 20 Octubre 2013] 06 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-139346/semana-de-design-de-veneza-quarta-edicao-do-concurso-friendly-things-12-20-outubro-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.