Casa BLLTT / Enrique Barberis

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 2 de 22Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 3 de 22Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 4 de 22Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 5 de 22Casa BLLTT / Enrique Barberis - Mais Imagens+ 17

Pilar, Argentina

[Do arquiteto:] A casa está localizada na cidade de Pilar, que está a 42 km da cidade de Buenos Aires, na Argentina. Foi projetada para ser utilizada como uma casa de fim de semana. Está sobre um terreno atípico, num formato triangular e numa esquina.

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 6 de 22
© Alejandro Peral

Nós procuramos uma resposta simples para a implantação através de um volume disposto como uma faixa no pavimento térreo, onde a atividade social seria desenvolvida: o escritório, a chorrasqueira, a piscina, pátios, sala de jantar e cozinha, mescladas num único programa espacial.

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 8 de 22
© Alejandro Peral

Apesar de cada espaço ter sua marca própria, sua personalidade, nós trabalhamos na ideia de uma permeabilidade funcional. Por sobre esta faixa de atividades sociais está um volume de geometrias sóbrias, que possui uma distância do volume térreo, criando diferentes situações de acesso e galerias.

O caminho do sol foi um fator importante levado em consideração na fase de decisão da implantação. Decidimos então abrir a casa ao norte para tornar possível a captura do sol matinal, para que ele refletisse em todos os ambientes da casa.

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 5 de 22
© Alejandro Peral

A fachada sul dá apoio aos serviços, banheiros, cozinha, lareira e uma adega protegidos da luz do sol. A proximidade com a rua com esta fachada pedia para resolver um uma questão de privacidade.

Nesta busca, o ambiente natural peculiar caracterizado pela vegetação, fez surgir uma forma singular de resolver uma fachada de serviço, que oferece uma mistura orgânica com a vegetação, e como resultado adotou o caráter de protagonista.

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 9 de 22
© Alejandro Peral

Os pátios articulam o interior e o exterior da casa através dos usos. O conceito era construir um único espaço interno-externo. As paisagens internas são modificadas com os diferentes momentos da intensidade do sol e a sucessão das estações do ano.

A fachada norte se abre para o parque, expressando o programa arquitetônico. Os usos, cores, texturas, pátios, volumes, água, sol, grama, fogo, vida são expressados de maneira sintética, sem destoamentos, acompanhando a harmonia do ambiente.

Casa BLLTT / Enrique Barberis - Imagem 17 de 22
Implantação

The north facade, opens into the park, expressing the architectural program.The uses, colors, textures, patios, volumes, water, sun, grass, fire, life, are expressed synthetically, without outbursts, accompanying environmental harmony.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BLLTT / Enrique Barberis" [BLLTT House / Enrique Barberis] 11 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-139070/casa-blltt-slash-enrique-barberis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.