Residência PA / Tabuenca & Leache

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 2 de 17Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 3 de 17Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 4 de 17Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 5 de 17Residência PA / Tabuenca & Leache - Mais Imagens+ 12

Gorráiz, Espanha
  • Arquitetos: Tabuenca & Leache
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  486
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Prieto
Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 7 de 17
© Luis Prieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercado por diversos edifício, a única vista interessante é oferecida na parte de trás do terreno, um talude coroado por um castelo e ruínas de uma igreja. Esta situação sugere a introversão: Uma fachada sul, definida por um volume de concreto, protegendo contra os ventos do norte e os ruídos da rua, abraçando um pátio central que tem como limite a água. A inclinação do terreno e razões econômicas e funcionais sugerem colocar os quartos no andar inferior, mais privado, sem perder o contato com o chão.

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 2 de 17
© Luis Prieto

Os espaços externos são tão importantes quanto os internos. Não há espaços residuais. A casa está organizada para definir e caracterizar, como espaços abertos, com diferentes funções e personalidades, muitas vezes servindo até como uma extensão dos ambientes.

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 6 de 17
© Luis Prieto

As duas entradas, de pedestre e de veículos, definem os dois pavimentos da casa. Do pequeno pátio e do acesso de pedestre avista-se a piscina. O som da água, provocado por uma fonte, acompanha o visitante por todo a sala de entrada. Uma escada interna, com iluminação natural, leva aos quartos. A cozinha é como um mobiliário no espaço interno. A cobertura inclinada por alcançar uma altura de quatro metros, úteis para a coleção de arte do proprietário. Um unica parte com iluminação zenital faz com que a luz do sol passeio pelas paredes, enquanto o resto da casa se mantém protegida. 

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 9 de 17
© Luis Prieto

O pavilhão dos hóspedes, com acesso independente, pode cumprir funções de guarda-roupa no verão. No subsolo estão a área de serviços e a garagem e são iluminadas pela caixa da escada.

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 3 de 17
© Luis Prieto

A casa é discreta, próxima ao chão e evita excessos volumétricos. A vista de fora é cega, reservando sua parte mais amigável e humana para o interior. Paredes de concreto com fôrmas padrões, servem de escudos contra vistas indesejáveis, expandindo as perspectivas internas.

Residência PA / Tabuenca & Leache - Imagem 13 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência PA / Tabuenca & Leache" [Casa PA / Tabuenca & Leache] 10 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-139031/residencia-pa-slash-tabuenca-and-leache> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.