Renzo Piano nomeado senador na Itália

O vencedor do Pritzker Renzo Piano foi nomeado senador pelo presidente italiano Giorgio Napolitano, o que lhe dá direito de voto nas decisões do Supremo Parlamento. Napolitano nomeou outros três ao cargo, Claudio Abbado (um famoso maestro), Elena Cattaneo (bióloga especialista em pesquisas com células tronco), e Carlo Rubbia (físico vencedor do Nobel).

Em um discurso, o presidente disse estar seguro de que todos os quatro nomeados "contribuirão de forma especial em seus campos extremamente significantes", ressaltando que a escolha foi feita "sem considerar nenhum partido político". Algo importante a ser dito, pois o Senado vive uma tensão em torno do ex-presidente Silvio Berlusconi. 

Membro da Ordem Italiana por Mérito na Cultura e nas Arte desde 1994, o arquitetos de 75 anos é agora um dos seis únicos senadores vitalícios do governo italiano. Seu portfólio, que inclui o Centre Georges Pompidou em Paris e, mais recentemente, o The Shard em Londres, tem sido reconhecido por diversos prêmios de arquitetura, como o RIBA Gold Medal (1989), o AIA Gold Medal (2008), e o Prêmio Pritzker em 1998.

O Renzo Piano Building Workshop está atualmente trabalhando na expansão do Kimbell Art Museum, de Louis Khan, dentre outros trabalhos, e acaba de concluir o Museu de Ciência MUSE em Trento, Itália.

Referências: Reuters, The Guardian

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Renzo Piano nomeado senador na Itália" [Renzo Piano Becomes Italian Senator] 05 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138792/renzo-piano-nomeado-senador-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.