Segundo lugar no Concurso do Centro Gastronômico e Cultural Bellavista

O novo pólo turístico abrirá em 2015 em Santiago. Seguindo os passos do Pátio Bellavista, o fundo de investimento Cimenta comprou um terreno de 3.000 m² localizados na frente da Casa Museo La Chascona do poeta Pablo Neruda, entra as ruas Constitución, Márquez de la Plata e Chucre Manzur. O programa do novo centro contará com dez restaurantes, comércio local, artesanato e jóias, com capacidade para 300 pessoas. Além de atender a estes requisitos, se contava com o desafio de projetar em um terreno com mais de seis metros de caída. O concurso fechado participaram cinco escritórios, agora nós apresentaremos o Segundo colocado feito por Correa 3 Ingeniería + Carlos Mardones Arquitectos.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

As características do lugar onde está o terreno do projeto entrega certas chaves importantes de se reconhecer, os atributos do Bairro Bellavista, a proximidade da Plaza Itália, a presença do Rio Mapocho, a Faculdade de Direito da Universidade do Chile, o eixo gastronômico e cultural da Constitución, o acesso ao Zoológico Metropolitano e o funicular do Morro San Cristóbal, o turismo e cultura que exerce "La Chascona", o acesso ao Parque Metropolitano, são preexistências que agregam valores e atrações à proposta.

Conforme descrito na caracterização urbana do lugar, o terreno apresenta estas preexistências particulares e próprias, assim a gênese do projeto considera que a paisagem e o entorno urbano entregam chaves importantes para o desenho urbano da proposta. Estas chaves são as que se destacam na proposta. Sendo elas:

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

Entorno Urbano / Gênese de um novo marco

A partir do morro e da cidade, o projeto foi concebido como um marco, que destaca as relações dos pedestres e dos espaços públicos, proporcionando ao entorno residencial e comercial, um novo espaço que reúne a paisagem e o urbano.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

Foram criados novos espaços públicos dúcteis para atividades culturais e urbanas. Permitindo outras relações e variações entre o uso comercial e urbano. Por um lado o mercado aberto para o pátio central e a Rua Constitución, com o anfiteatro na borda da passagem Fernando Márquez de la Plata, a praça do poeta como articulador de um dos acessos principais do edifício, além de remarcações de todas as esquinas do projeto com base nas aberturas, rampas, pequenas praças, que o transformaram em um marco urbano aberto e acessível.

Síntese Formal da proposta / Introdução

A origem formal do projeto tem como referência o limite e a relação estabelecida entre o morro e o terreno. De esta maneira o novo edifício do CCGB, surge como uma nova paisagem dentro do bairro.

O projeto é composto dos seguintes elementos:

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

A cobertura
A cobertura do edifício é um terraço mirante com mais de 850 m², com acesso público controlado a partir dos restaurantes. Desta forma, não é apenas um espaço público do edifício mas a extensão de alguns destes restaurantes. A cobertura foi concebida como a extensão do morro para o terreno, criando um novo espaço íntimo, com a Fundação Neruda e o morro como pano de fundo.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

Edifício de restaurantes
O edifício de restaurantes é compreendido por dois pavimentos sobre o embasamento, que concentra praticamente a totalidade dos recintos orientados para este uso. São oito restaurantes com dois níveis conectados com a passagem Chuce Manzur. Cada restaurante tem uma distribuição diferente dos outros. É a proposta que se tenham acesso aos terraços da cobertura, além dos balcões que foram solicitados no concurso.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

O embasamento
O embasamento ou 1o pavimento, é aquele que tem relação com a rua Constitución e é onde estão concentrados os acessos ao projeto. O programa de mercados locais, junto com o tratamento da fachada, cria nesta frente um caráter urbano do bairro.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar

O subsolo
Este pavimento tem a qualidade de se conectar com o exterior através de um pátio descoberto, o espaço aberto central do projeto e o espaço público principal da proposta cultural, já que este abriga atividades, oficinas e salas de exposições.

Sustentabilidade / Considerações Leed

O projeto tem como referência de sustentabilidade o sistema de creditação Leed, para o desenho, construção e operação dos edifícios verdes de alto desempenho. Assim, consideramos a maior quantidade de itens possíveis, tanto para a maior pontuação quanto para fazer o projeto lidar melhor com o meio ambiente.

Cortesia de Equipe Segundo Lugar
  • Concurso

    Concurso do Centro Gastronômico e Cultural Bellavista
  • Premio

    Segundo Lugar
  • Arquitetos

    Correa 3 Ingeniería, Carlos Mardones Arquitectos
  • Localização

    Constitución, Providencia, Região Metropolitana de Santiago, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Correa 3 Ingeniería (Eugenio Correa A., Eugenio Correa M., Paulo Correa), Carlos Mardones Arquitectos (Carlos Mardones Santistevan, Carlos Mardones Del Solar, Juan Pablo Seguel, Joseph Abaud)
  • Ano

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de Equipe Segundo Lugar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Constitución, Providencia, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Segundo lugar no Concurso do Centro Gastronômico e Cultural Bellavista" [Segundo Lugar Concurso Centro gastronómico y cultural Bellavista] 09 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138395/segundo-lugar-no-concurso-do-centro-gastronomico-e-cultural-bellavista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.