Estádio Regional de Antofagasta / Valle & Cornejo Arquitectos + Nicolás Lipthay

Cortesía de Andrés Valle
Antofagasta, Chile
  • Arquitetos: Nicolás Lipthay , Valle Cornejo Arquitectos; Valle & Cornejo Arquitectos , Nicolás Lipthay
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Courtesy of Andrés Valle
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Serge Ferrari

Estádio Regional de Antofagasta / Valle & Cornejo Arquitectos  + Nicolás Lipthay   - Mais Imagens+ 31

  • Paisagismo: Rencoret & RÜttimann Arquitectura del paisaje (Cecilia Rencoret, Carla Rütimann)
  • Construtora: Navarrete & Diaz Cumsille Ingenieros
  • Capacidade: 21.100 pessoas
  • Materialidade: Concreto aparente liso, revestimento para fachadas de resina fenólica Karikal, painéis Hunter Douglas Mini Wawe para setor da imprensa e lonas Ferrari para cobertura.
  • Colaboradores: Juan Pablo Duarte, Catalina Donzé, Oscar Conteras, María José Yurisic
  • Cidade: Antofagasta
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto elaborado para o Estádio Regional de Antofagasta foi uma reforma do estádio existente e sua área pública, modificando a situação anterior e aproveitando o potencial existente e melhorando-o.

Cortesía de Andrés Valle

A operação busca respeitar a estrutura existente como elemento urbano reconhecível e gerar unidade arquitetônica a todas as suas partes, aspecto inexistente anteriormente dadas as distintas intervenções que o edifício sofreu.

Cortesía de Andrés Valle

Parte da necessidade de gerar uma nova leitura do Estádio como uma unidade, a operação arquitetônica de propor um gesto simples, limpo, elegante, contínuo que abrace todos os elementos existentes e dê nova presença ao Estádio na cidade. Um gesto, como uma fita que envolve o edifício, construindo continuidade e suportando novas estruturas, fortalecendo a leitura dos acessos, a relação com a inclinação, respeitando o valor estético e arquitetônico das estruturas do volume das tribunas e agregando a cor à imagem do entorno.

Cortesía de Andrés Valle

Gesto complementado com as ações projetuais das áreas públicas, onde se cria um desenho paisagístico e arquitetônico que organiza as circulações e destaca as áreas de diversidade e congregação. Operação que se completa com o trabalho no interior de recinto esportivo, nas áreas da torcida e nas áreas administrativas, onde o gesto se completa no anel da cobertura que constrói a unidade do recinto de espetáculo esportivo, com a cobertura que protege os torcedores mas revela no vazio o céu e a paisagem por sobre as tribunas.

Cortesía de Andrés Valle

Na relação com o contexto imediato se assumiu o desafio de projetar o encontro das áreas do Estádio com a Av. Angamos. Este encontro carecia de espaço e gerava enfrentamento e congestionamento das circulações, dada a distância do estádio com o passeio público. O gesto de desenho então foi organizar os acessos desde as praças nos extremos do estádio, organizando a circulação até as tribunas através de uma passarela paralela à R. Angamos. Esta passarela se transforma então em um grande balcão urbano do estádio por sobre a cidade, deixando à vista as circulações como parte do espetáculo.

Planta

A função das praças de acesso e das circulações exteriores é um aporte fundamental na melhora da leitura do conjunto, sendo desenhadas com preocupação em gerar áreas sombreadas e abordar o entorno urbano com uma proposta paisagística.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Antofagasta, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio Regional de Antofagasta / Valle & Cornejo Arquitectos + Nicolás Lipthay " [Estadio Regional de Antofagasta / Valle & Cornejo Arquitectos + Nicolás Lipthay ] 31 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138067/estadio-regional-de-antofagasta-slash-valle-and-cornejo-arquitectos-plus-nicolas-lipthay> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.