Casa City / YTÅ

Casa City / YTÅ - Escada
© André Paterlini
Ribeirão Preto, Brasil
  • Arquitetos: YTÅ; YTÅ
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Casa City / YTÅ - Janela, Vidro, FachadaCasa City / YTÅ - JanelaCasa City / YTÅ - Prateleira, JanelaCasa City / YTÅ - Janela, PrateleiraCasa City / YTÅ - Mais Imagens+ 17

Casa City / YTÅ - Fachada
© André Paterlini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura YTÅ, completou recentemente um projeto residencial na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, para um jovem casal que está esperando seu primeiro filho.

Casa City / YTÅ - Janela, Vidro, Fachada
© André Paterlini

Construída em estrutura metálica, a casa compacta é uma tela neutra de brancos e cinzas, pela qual passa uma fita amarela que amarra todos os ambientes internos. Começando pela porta de entrada, a fita se estende pelo hall e escadaria, desce para a sala de pé-direito duplo e coroa a cozinha integrada e a varanda. Ela também atua como guarda-corpo da bancada de trabalho, localizada na passarela dos quartos no andar superior.

Casa City / YTÅ - Fachada
© André Paterlini

A intenção da casa era deixar o exterior entrar, portanto grandes panos e aberturas envidraçadas banham de luz o interior e permitem que o ar circule livremente pelos espaços. Uma jabuticabeira também foi plantada entre o espaço de estar e de jantar, sob o rasgo na cobertura.

Casa City / YTÅ - Janela
© André Paterlini

O conceito dos projetos da YTÅ é sempre deixar os materiais em seu estado mais aproximado ao natural, portanto o metal, o tijolo e o concreto foram deixados aparentes neste projeto. Os arquitetos também brincaram com elementos tradicionais da arquitetura brasileira – como o mosaico português preto e o cobogó – e os utilizaram de maneira contemporânea.

Casa City / YTÅ - Janela, Prateleira
© André Paterlini

A localização geográfica de Ribeirão Preto garante insolação abundante durante praticamente o ano todo, mas a chuva é pouca dos meses de Junho até Outubro. Sendo assim, painéis solares foram posicionados no telhado para aquecer a água do banho e um sistema de coleta de água de chuva foi instalado e interligado à irrigação automatizada dos jardins. A casa foi posicionada no terreno de modo a se acomodar em sua queda natural e criar diferentes níveis internamente. Isso permitiu reduzir a dimensão de escadarias e também garantiu privacidade na fachada no nível da rua.

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ribeirão Preto - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa City / YTÅ" 29 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-137872/casa-city-slash-yta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.