OMA escolhido para projetar o Plano Diretor do novo Centro Cívico de Bogotá

OMA (NY), foi selecionado para conceber o Plano Diretor do Centro Administrativo Nacional (CAN), de Bogotá na Colômbia. O projeto do centro cívico de uso misto tem aproximadamente o tamanho do National Mall de Washington DC. Localizado no centro da Calle 26, eixo principal da cidade que simbolicamente traçou o seu crescimento a partir do centro histórico no sentido do Aeroporto Internacional da Colômbia. O CAN servirá como um novo centro da cidade e sede do governo, com programas residencias, educacionais, comerciais e culturais.

Shohei Shigematsu, diretor responsável do OMA New York, comentou: "Nossa proposta permite que o CAN seja um nó vibrante, proporcionando um espaço público contínuo que se curva, conectando-se ao parque, à universidade e à Calle 26. Com um simples gesto, o arco alcança uma identidade urbana clara, ao mesmo tempo que acolhe uma ampla diversidade programática".

Plan © OMA

O novo eixo público engloba um sistema unificado de redes verdes, infra-estrutura e distintos programas. Ele divide o local em três distritos: uma zona de escritórios, que liga ao distrito financeiro existente; uma zona institucional/governamental que está ligada aos espaços culturais existentes e parques de lazer; e um campus educacional ligado à universidade existente. Estes distritos são unificados por um trajeto verde que se estende pelos caminhos sinuosos do Parque Simon Bolívar no sentido da Universidade Nacional de até a outra extremidade do terreno. Este eixo do parque terá atrações culturais e uma ciclovia nova que se unificará à rede de ciclovias e caminhos de pedestres existentes, muito populares em Bogotá.

Connection to University Campus © OMA
Public Space Axis © OMA

O júri do concurso comentou: "O mistura de usos sugerido  promove uma série de atividades contínuas e incentiva a criação de distintos distritos. A curva em direção à Calle 26 fornece uma face urbana clara para o projeto, tornando-a institucionalmente e comercialmente mais atraente ".

Retail Zone © OMA

A proposta da OMA modifica o centro histórico da cidade, planejado por Le Corbusier entre 1947 e 1951 - uma antiga manifestação de compromisso da cidade com o  planejamento urbano. O  Plano Diretor, chamado CAN  será o maior projeto institucional construído na América Latina depois de Brasília, de Lúcio Costa, construído na década de 1960.

  • Arquitetura

  • OMA Partner-in-Charge

    Shohei Shigematsu
  • OMA Design Team

    Sandy Yum, Daniel Quesada Lombo, Yolanda do Campo, Denis Bondar, Ahmadreza Schricker, Cass Nakashi- ma, Jake Forster; with Isaiah Miller, Maria Saavedra, Andrew Mack, Sean Billy Kizy, Caroline Corbett, Christopher Kovel, Simona Solorzano
  • Local Architects

    Lorenzo Castro and Julio Gómez (Gomez + Castro Arquitectos)
  • Local Design Team

    Andrés Castro, Gerardo Olave, Luisa Brando, Ernesto Lafaurie, Pablo Lorenzana, Felipe Delgado, Cristina Hermida, Laura Delgado, Camilo Betancur, Ana María Monsalve, Daniela Ferrero, Yessid Ropero, Jan Henao
  • Client e

    Empresa Virgilio Barco
  • Consultor de Mobilidade

    Carlos Moncada
  • Consultor financeiro

    Oscar Borrero
  • Consultor de Sustentabilidade

    Esteban Martinez
  • Área construível

    680 acres (2,750,000 m2)
  • Espaços Públicos abertos

    72 acres (29,000 m2)
  • Área

    0.0 sqm
  • Ano

    0
  • Imagens

    Courtesy of OMA

via OMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "OMA escolhido para projetar o Plano Diretor do novo Centro Cívico de Bogotá " [OMA Selected to Masterplan New Civic Center in Colombia] 27 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-137081/oma-escolhido-para-projetar-o-plano-diretor-do-novo-centro-civico-de-bogota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.