Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 2 de 36Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 3 de 36Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 4 de 36Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 5 de 36Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Mais Imagens+ 31

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 8 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

Do arquiteto.

Essa oficina infantil foi organizada por Natur Organic Life, 39 crianças e suas famílias participaram no workshop nos fins de semana por três meses.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 9 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

“Cidade no Céu” é um projeto experimental. Em outras palavras, tentamos usar esse tipo de projeto para explorar as fronteiras da arquitetura.

É dúbio tentar definir “Cidade no Céu” como uma casa ou edifício. Porque a vemos como uma cidade que pertence às crianças; também é difícil dizer que é projeto de certo arquiteto, porque os 39 "arquitetos-mirins" expressaram o seu projeto com desenho e maquetes; nem mesmo a vejo como algo artificial. Devido ao bambu vivo fazer parte da estrutura, é possível permitir que a cidade cresça.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 11 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

Quando era criança, na primeira vez que estive em uma floresta de bambus comecei a imaginar uma cidade invisível suspensa nela. Então, "Cidade no Céu" incorpora a isso o potencial da arquitetura:

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 14 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

1. Materiais e Estrutura: Pode o bambu vivo fazer parte da estrutura?

2. Quem pode projetar: As crianças pequenas possuem a habilidade de descrever espaço arquitetônico e concretizá-lo?

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 19 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

3. Método de Construção: Pode um edifício ser plantado? Os elementos estruturais são leves o suficiente para ser manipulados por crianças?

4. Relação entre arquitetura e natureza: Arquitetura significa criação física? Ou ela pode ter outra aproximação à materialidade através da operação com a natureza?

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 21 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

Bambu é um material extraordinário para estruturas. Transplantamos mudas para fazer duas casas se bambu e 3x3x8 m. Unidas e fixadas com componentes transversais, como terraços abertos para atividades, as casas são parte de uma paisagem arquitetônica maior.

Usamos bambu como estrutura de suporte da carga de "Cidade no Céu". A construção é dividida em oito unidades estruturais de bambu com padrão 3x3m. Criamos 90 m² de superfície usando apenas 3 m² de fundações. O formato de pirâmide invertida faz as casas parecerem flutuar. Dois edifícios "plantados" podem ser vistos como protótipos. Cada criança pôde trabalhar em sua própria casa. E o conjunto das casas configura uma forma espacial urbana de vizinhança.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 23 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

Em 2012, 60% da produção global de concreto se dava na China, que consome 42% do alumínio mundial. Cada vez menos arquitetos sabem construir com materiais além de concreto e do metal. A educação chinesa, orientada pelos exames, ocupa as crianças de tarefas extracurriculares. Com base no tema da arquitetura, permitindo às crianças participar da construção de uma casa integrada à natureza, "Cidade no Céu" contribui para o entendimento do meio ambiente, das ferramentas, da construção e da própria vida real.

Gostaria de citar Italo Calvino para expressar meu sentimento quanto a este workshop:

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 29 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

As cidades e o céu 3.

Quando se chega a Tecla, pouco se vê da cidade, escondida atrás dos tapumes, das defesas de pano, dos andaimes, das armaduras metálicas, das pontes de madeira suspensas por cabos ou apoiadas em cavaletes, das escadas de corda, dos fardos de juta. À pergunta: Por que a construção de Tecla prolonga-se por tanto tempo?, os habitantes, sem deixar de içar baldes, de baixar cabos de ferro, de mover longos pincéis para cima e para baixo, respondem:
   - Para que não comece a destruição. - E, questionados se temem que após a retirada dos andaimes a cidade comece a desmoronar e a despedaçar-se, acrescentam rapidamente, sussurrando: - Não só a cidade. 

Se, insatisfeito com as respostas, alguém espia através dos cercados, vê guindastes que erguem outros guindastes, armações que revestem outras armações, traves que escoram outras traves.
   - Qual o sentido de tanta construção? - pergunta. - Qual é o objetivo de uma cidade em construção senão uma cidade? Onde está o plano que vocês seguem, o projeto?
   - Mostraremos assim que terminar a jornada de trabalho; agora não podemos ser interrompidos - respondem.
O trabalho cessa ao pôr do sol. A noite cai sobre os canteiros de obras. É uma noite estrelada.
   - Eis o projeto - dizem.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 2 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

 - Mostraremos assim que terminar a jornada de trabalho; agora não podemos ser interrompidos - respondem.

O trabalho cessa ao pôr do sol. A noite cai sobre os canteiros de obras. É uma noite estrelada.
   - Eis o projeto - dizem.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 3 de 36
© Li Xiao & Jiang Jiang

Mandei uma mensagem para Chenfeng da Natur Organic Life recentemente: Têm alguém cuidando da casa? Você regou a casa?

Você regou a casa?

Essa deve ser a melhor maneira de descrever o projeto.

Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui - Imagem 32 de 36
Axonométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wuhan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cidade no céu / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui" [City in Sky / Mu Wei + Sam Cho + Yu Hui] 26 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-136630/cidade-no-ceu-slash-mu-wei-plus-sam-cho-plus-yu-hui> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.