OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo

OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo - Mais Imagens+ 23

Olavarría, Argentina
  • Cálculo Estrutural: Pablo Lulkin
  • Construção: arqtrama S.R.L
  • área Do Terreno: 162 m² – 8,66 m x 18,70 m
  • Arquitectos A Cargo: Diego Aceto, Dario Litvinoff, Diego Lorenzo, Matías Tozzini
  • Colaboradores: Paola Castelnuovo, Cecilia Gimenez, Lucas Gorroño
  • Cidade: Olavarría
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Kulekdjian

Contexto I Localização

OZ 3459 é um edifício de propriedade horizontal com sete apartamentos, localizado numa zona residencial de Buenos Aires. O terreno, com 8,66 x 18m, está numa quadra atípica sobre a paisagem e conta com a possibilidade de construir sobre toda a sua superfície.

O edifício busca tomar a escala do bairro em sua fachada frontal e posterior, articulando o pátio com os vizinhos e tornando mais privados os últimos pavimentos, resolvendo sua construção abaixo do gabarito máximo imposto pela norma. O projeto retoma o padrão da arquitetura de pátios característica de muitos dos bairros portenhos tradicionais.

© Federico Kulekdjian

Configuração I Consistência

O programa está organizado em quatro pavimentos, com um sistema de pátios e um bloco de serviços central, dispondo em torno destes os espaços de habitação, tanto privados como semipúblicos. Esta articulação do volume construído com a sucessão de pátios permite gerar espaços com ventilação cruzada que conseguem captar luz nos distintos momentos do dia.

As unidades dos dois primeiros pavimentos são mono-ambientes, com a possibilidade de serem divididos ou funcionar como um espaço único, já que o edifício pode ser utilizado também por escritórios. No segundo pavimento, estão dispostas as unidades em dúplex que são recuadas no último pavimento gerando espaço para as varandas.

© Federico Kulekdjian

Tectônica I Materialidade

A estrutura é de concreto armado e a envolvente exterior se materializou com o tijolo comum. Este foi utilizado de diferentes maneiras tanto para cobrir pisos, paredes e tetos, como para alcançar distintos níveis de privacidade, luminosidade e opacidade. A cor avermelhada do tijolo contrasta no interior com materiais neutros de cores cinza e branco.

A permeabilidade no material e a incidência da luz ao longo do dia vão alterando as qualidades espaciais do edifício e seus âmbitos.

© Federico Kulekdjian

Propostas I Resultados

Existe uma busca de coerência entre a configuração volumétrica do edifício e sua resolução material, dado que a disposição de seus espaços deixam lugar a pátios que se assemelham às entradas de luz que são criadas nas tramas dos tijolos.

Outro desafio que o projeto se propôs foi o de resolver a densidade habitacional num terreno delimitado sem resignar a qualidade espacial. O edifício consegue articular espaços privados e semipúblicos, cobertos e descobertos num entorno urbano.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo" [OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo] 23 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-136186/oz-3459-slash-estudiotrama-plus-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.