Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira

Até o momento, os arquitetos se mostraram reticentes em usar madeira na construção de edifícios em altura. Questões como custo, segurança estrutural e resistência ao fogo, para citar alguns poucos, levaram o concreto e o aço à preferência de escolha ao redor do mundo. 

Entretanto, o arquiteto Michael Green assegura que devemos começar a substituí-los por madeira, já que a produção de concreto e aço contribuem significativamente com as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente. Para tornar esta mudança de paradigma possível, Green apresenta sua proposta FFTT / Find the Forest Through the Trees (Encontrar a Floresta entre as Árvores), que utiliza painéis rígidos de madeira laminada, que obtêm sua resistência estrutural pela sobreposição de muitas camadas finas.

Mais informações sobre este sistema construtivo a seguir.

Green assegura que o uso da madeira colhida de modo sustentável pode ser a melhor opção para se reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a pegada de carbono dos edifícios. Em uma recente palestra no TED, o arquiteto falou de suas teorias e apresentou uma proposta de edifícios de madeira em altura, construídos através de um sistema de painéis de madeira laminada.

Courtesy of Michael Green Architecture

O sistema estrutural de madeira, denominado FFTT / Find the Forest Through the Trees (Encontrar a Floresta entre as Árvores) apresenta uma pegada de carbono muito mais baixa que os sistemas de concreto e aço convencionais, além de cumprir os mesmos requisitos a um preço competitivo. O FFTT funciona através de um núcleo sólido de madeira - que contem as circulações e instalações - e lajes, também de madeira. Vigas de aço perimetrais proporcionam a flexibilidade necessária para suportar os esforços do vento e possíveis terremotos, e o concreto é utilizado apenas nas fundações no embasamento. 

Courtesy of Michael Green Architecture

Este sistema abre possibilidades arquitetônicas, já que permite plantas livres mais flexíveis e paredes externas mais esbeltas. Green previu colocar o sistema FFTT à prova em uma torre de madeira de 30 pavimentos em Vancouver, Canadá.

Veja mais detalhes da proposta de Michael Green em sua pesquisa The Case for Tall Wood Buildings.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira" [Michael Green: por qué debemos construir rascacielos de madera] 25 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135540/michael-green-por-que-devemos-construir-arranha-ceus-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.