Premiado New Practices São Paulo - NY / 23SUL

 

 

 

No final de 2010 o escritório 23SUL de São Paulo um dos premiados do concurso New Practices São Paulo, premiado criado pelo AIA e realizado aqui em parceria com o IAB-SP. Num concurso de portifolios, com o conjunto da obra. O 23SUL foi selecionado para enviar três projetos para NY, onde foi realizada em julho deste ano uma exposição com os demais premiados.

O código que descreve uma localização específica no globo terrestre inspirou o nome do nosso escritório. A linha horizontal imaginária que define o Trópico de Capricórnio e atravessa a metrópole de São Paulo – a vinte e três graus ao sul do Equador – é uma construção espacial, ainda que abstrata. O sistema de coordenadas geográficas pode ser considerado um proto-projeto arquitetônico.

Terminal de BRT Marechal Deodoro - Rio deJaneiro 1
Terminal de BRT Marechal Deodoro - Rio deJaneiro 2

Cada objeto construtivo, cada tijolo, caixilho, arrimo, viga, luminária, telha está relacionado espacialmente, de uma forma determinada e sistêmica, com o todo da edificação. Essa última, por sua vez, está referenciada ao sistema viário da cidade, ao centro histórico, aos bairros da periferia metropolitana e a todos os elementos da grande rede de localizações estruturada sobre a superfície do globo – também chamada de espaço urbano.

Concurso em Luanda 1
Concurso em Luanda 2

Pensamento crítico como contexto. Sempre buscamos incorporar a dimensão urbana de cada objeto a ser construído. É o mesmo que dizer: considerar como dado de projeto o contexto espacial de qualquer obra humana (residência unifamiliar, escola, conjunto habitacional, terminal de ônibus, linha de metrô…). Um dos significados que esse nome carrega é justamente o principal foco do nosso trabalho: a inserção de cada parte em relação ao todo; a dimensão urbana de qualquer construção.

Monotrilho de São Bernardo do Campo 1
Monotrilho de São Bernardo do Campo 2
Monotrilho de São Bernardo do Campo 3

23 SUL denota uma linha horizontal imaginária, uma latitude. A horizontal é um símbolo bastante representativo do nosso sistema de organização do trabalho. Somos um coletivo de nove arquitetos associados e sem hierarquia fixa. As equipes de projeto e seus coordenadores são rotativos e a participação dos arquitetos nos trabalhos é diversa, difusa, mútua e variável.

Residência na Granja Viana 1
Residência na Granja Viana 2
Residência na Granja Viana 3

Esse método de trabalho vem se mostrando adequado aos requisitos do mundo contemporâneo. Novas técnicas e tecnologias são incorporadas ao processo da construção civil e ao planejamento urbano; problemas antes inexistentes surgem em decorrência das novas técnicas. As demandas de projeto se modificam a uma velocidade cada vez maior. Para um mercado que impõe diferentes desafios a cada trabalho novo, é fundamental que o fluxo de troca de experiências seja intensificado.

Projeto apresentado em New Practices São Paulo 1
Projeto apresentado em New Practices São Paulo 2
Projeto apresentado em New Practices São Paulo 3

O espaço onde funcionamos é essencial para nosso método de trabalho. O Galpão é um espaço único e contínuo, sem divisões. Esse ambiente permite a troca desimpedida de experiências, erros, acertos, palpites e críticas entre os arquitetos. Contribuições do “observador externo” são amiúde incorporadas, expandindo os limites da ‘autoria’ para todo o grupo.

Projeto apresentado em New Practices São Paulo 4
Projeto apresentado em New Practices São Paulo 5

O nome 23 SUL, além de especificar nossa posição no mapa, remete a alguns dos principais aspectos que têm orientado nossa prática projetual: crítica, contexto e uma organização de trabalho horizontal.

Projeto apresentado em New Practices São Paulo 6
Projeto apresentado em New Practices São Paulo 7

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:23SUL
  • Ano: 2011

Informação Complementar:

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Premiado New Practices São Paulo - NY / 23SUL" 07 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-13546/premiado-new-practices-sao-paulo-ny-23sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.