Competição Habitação Social de Alvenaria / fala atelier

Cortesia de fala atelier

Com o desafio de criar uma nova identidade para o bairro Alvenaria, em Lisboa, o Fala Atelier criou um módulo com variações e multiplicações que permitiu que as habitações se desenvolvessem de forma iterativa. Ao contrário de uma solução estática, este módulo-cubo de 2,55 metros define regras básicas para a organização dos interiores, oferecendo a flexibilidade para diversas tipologias possíveis. Mais imagens e descrição dos arquitetos abaixo.

Cada dormitório iria responder diretamente aos desejos dos moradores e a capacidade mutante dinâmica iria transformar o bairro em uma plataforma móvel. Varandas para a rua e pequenas hortas dariam cor à paisagem.

Cortesia de fala atelier

Depois de muitos anos de indiferença, uma única intervenção foi necessária para resolver todo o bairro, trazendo-o de volta ao presente. A materialização do projeto baseou-se em uma estrutura metálica pré-fabricada. O branco do exterior seria o pano de fundo para atividades comunitárias. No interior, cada morador iria definir seu próprio micro-universo.

  • Arquitetos

  • Localização

    Lisboa, Portugal
  • Equipe

    Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares
  • Categoria

    Concurso Público
  • Ano Projeto

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de fala atelier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Competição Habitação Social de Alvenaria / fala atelier" [Alvenaria Social Housing Competition Entry / fala atelier] 22 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135370/competicao-habitacao-social-de-alvenaria-slash-fala-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.