Lançamento do livro “Cidades rebeldes - Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil” e ciclo de debates

Na esteira dos recentes protestos que abalaram o país, a Editora Boitempo lança “Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”. Trata-se do primeiro livro impresso inspirado nos megaprotestos que ficaram conhecidos como as Jornadas de Junho, além de ser o principal esforço intelectual até o momento de analisar as causas e consequências desse acontecimento marcante para a democracia brasileira. Escrito e editado no calor da hora, em junho e julho, Cidades rebeldes é um livro de intervenção, que traz perspectivas variadas sobre as manifestações, a questão urbana, a democracia e a mídia, entre outros temas.

A editora realiza, no dia 22 de agosto, um ciclo de debates sobre o direito à cidade e as "Jornadas de Junho", em São Paulo e no Rio de Janeiro, com alguns dos autores do livro. Veja abaixo os locais e datas dos debates.

Publicada em parceria com o portal Carta Maior e com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, a obra segue a linha do livro Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas, com o mesmo formato e preço (R$10,00 o impresso, R$5,00 o e-book), e consolida uma nova coleção da Boitempo, de livros de intervenção e teorização sobre acontecimentos atuais, intitulada "Tinta Vermelha", em referência a um trecho do discurso do filósofo esloveno Slavoj Zizek no Occupy Wall Street, em 2011.

Participam dessa coletânea autores nacionais e internacionais, como Slavoj Zizek, David Harvey, Mike Davis, Raquel Rolnik, Ermínia Maricato, Jorge Souto Maior, Mauro Iasi, Silvia Viana, Ruy Braga, Lincoln Secco, Leonardo Sakamoto, João Alexandre Peschanski, Carlos Vainer, Venício A. de Lima, Felipe Brito e Pedro Rocha de Oliveira. Paulo Arantes e Roberto Schwarz assinam os textos da quarta capa. O livro também conta com um ensaio fotográfico do coletivo Mídia NINJA e ilustrações sobre as manifestações de Laerte, Rafael Grampá, Rafael Coutinho, Fido Nesti, Bruno D'Angelo, João Montanaro e Pirikart, entre outros.

Olançamento pretende contribuir com o debate iniciado pelo Movimento Passe Livre (MPL) - o MPL-SP participa da coletânea com um artigo -, ajudando a consolidar suas bases teóricas e práticas. Nesse sentido, Cidades rebeldes reúne o pensamento crítico independente para refletir os fatos recentes, em meio a uma disputa de interpretações das vozes rebeldes, que se estendeu inclusive às ruas. Raquel Rolnik, na apresentação do livro, pensa as manifestações "como um terremoto que perturbou a ordem de um país que parecia viver uma espécie de vertigem benfazeja de prosperidade e paz, e fez emergir não uma, mas uma infinidade de agendas mal resolvidas, contradições e paradoxos".

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

DEBATES DE LANÇAMENTO DE CIDADES REBELDES

SÃO PAULO - com Paulo Arantes, Jorge Souto Maior, Ruy Braga, Karl von Holdt, Raquel Rolnik, Silvia Viana, Lincoln Secco, MPL e Roberto Schwarz
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: das 17h às 19h e das 19h30 às 21h30
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 14 - FFLCH - USP Cidade Universitária

RIO DE JANEIRO - com Mauro Iasi, Carlos Vainer, Felipe Brito e Pedro Rocha de Oliveira
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório Manoel Maurício - CFCH - UFRJ Campus Praia Vermelha 

Via FAU USP


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro “Cidades rebeldes - Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil” e ciclo de debates" 11 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135354/lancamento-do-livro-cidades-rebeldes-passe-livre-e-as-manifestacoes-que-tomaram-as-ruas-do-brasil-e-ciclo-de-debates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.