RITMO e Ameixeira / Keisuke Kawaguchi + K2-Design

© Koji Fujii
Minami-Alps, Japão
  • Arquitetos: Keisuke Kawaguchi + K2-Design; Keisuke Kawaguchi + K2-Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Koji Fujii

RITMO e Ameixeira / Keisuke Kawaguchi + K2-Design - Mais Imagens+ 21

© Koji Fujii

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa no Distrito de Shizuoka, no Japão. O terreno possui 4 metros de largura no leste e está numa área abençoada com natureza exuberante e antigos campos de arroz. É espacialmente alongada no sentido leste oeste. Sua disposição foi lançada considerando o plantio de uma ameixeira à oeste do terreno.

© Koji Fujii

A casa é projetada com o segundo pavimento servindo de espaço de estar principal. O pavimento térreo é composto pelos dormitórios e de outras áreas privadas, enquanto o segundo pavimento possui a sensação de uma grande sala aberta, servindo de espaços de estar e jantar para a família se reunir. Através do arranjamento de três patamares intermediários e pátios internos envidraçados, foi criado uma zona natural entre as áreas de estar, de jantar e cozinha. Isso permite que a família sinta a presença um do outro permitindo liberdade dos indivíduos para seguir com suas próprias atividades. O pátio interno permite uma leve compartimentação da casa.

Planta Baixa

A disposição das janelas permite que a ventilação e iluminação eficiente produza agradáveis condições de estar. Também auxiliam na criação de um ritmo visual nas fachadas. Foi valorizado aqui as expressões da luz de ambos os lados da casa, interna e externa: "feixes de luz natural preenchendo os ambientes internos" e "luz interna que se espalha na noite", cada uma delas cumprindo seu papel.

© Koji Fujii

A luz natural dentro dos ambientes oferece aos moradores uma vida confortável e saudável. Durante a noite, a iluminação interna adiciona cor aos interiores e uma expressão atmosférica no exterior. Essa consideração com a 'eficiência da iluminação natural externa e iluminação interna' foi um fator importante para esta casa.

© Koji Fujii

Outra característica da casa é a grande área aberta para o leste. Daqui podemos observar a árvore da ameixeira relocada. Uma árvore dessa espécie possui uma longa vida útil, é uma das árvores que florece na primavera de grande importância para o Japão, além de ser rica na expressão de suas cores desde o outono à perda de suas folhas no inverno. Junto com a família desta casa, irá acompanhar o ciclo das estações atmosféricas ao longo do tempo.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "RITMO e Ameixeira / Keisuke Kawaguchi + K2-Design" [RHYTHM and Plum Tree / Keisuke Kawaguchi + K2-Design] 19 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-134889/ritmo-e-ameixeira-slash-keisuke-kawaguchi-plus-k2-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.