Proibida a construção do arranha-céu de Pierre Cardin em Veneza

A polêmica estava instaurada desde a Bienal de Arquitetura do ano passado: o estilista francês Pierre Cardin - juntamente com seu neto, o arquiteto Rodrigo Basilicati - havia decidido "presentar a cidade com uma torre de luz", um arranha-céu de 255 metros de altura e 250 mil metros quadrados localizado em Mestre, parte continental de Veneza.

Apoiado pelo prefeito Giorgio Orsoni - interessado nos 80 milhões de euros que entrariam nos cofres públicos com a construção do projeto - esperava-se que a construção fosse concluída em 2015, coincidindo com a Exposição Universal de Milão.

Entretanto, a pressão social e das entidades públicas - apesar do arranha-céu não se situar na ilha, a obra colocaria em risco a condição da cidade de Patrimônio da Humanidade - foram mais fortes que a oferta de novos empregos, espaços públicos e escritórios, enfim, venceram a "melhor qualidade de vida" que o Palácio de Luz de Cardin promovia.

Basilicati disse à mídia italiana que "a decisão foi inevitável, após mais de dois anos desde que apresentamos a iniciativa, não podíamos obter a aprovação formal com as entidades públicas envolvidas".

Via Dezeen

Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Proibida a construção do arranha-céu de Pierre Cardin em Veneza" [Prohíben la construcción del rascacielos de Cardin en el extrarradio de Venecia] 19 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-134643/proibida-a-construcao-do-arranha-ceu-de-pierre-cardin-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.