Solar Decathlon China 2013: Equipe de Israel apresenta casa solar inspirada em antigas tradições construtivas

O Solar Decathlon, também conhecido como “Olimpíadas de Arquitetura Sustentável,” é um concurso de projetos que acontece bienalmente e desafia 20 equipes acadêmicas a projetar, construir e operar casas solares independentes da rede de energia elétrica, acessíveis e atraentes. Os vencedores do concurso são aqueles que melhor combinam custo/benefício, apelo de mercado e qualidades de projeto com a otimização da energia de produção e máxima eficiência.

A edição de 2013 será a primeira a ter dentre os competidores uma equipe de Israel. A equipe pretende desenvolver e apresentar um método de planejamento e projeto no qual os edifícios respondam melhor à mudanças, com o potencial de serem desconstruídos, desmontados, transportados, modificados e reciclados. Valores relacionados ao meio ambiente, senso de comunidade e até da sociedade e cultura de Israel estão todos entrelaçados num projeto que tem como objetivo despertar a consciência destes quatro elementos e melhor incorporá-los na arquitetura Israelense.

Continue a leitura para informações sobre o projeto do Team Israel.

© Lior Avitan, Courtesy of Solar Decathlon Team Israel

O projeto do Team Israel para a casa vem muito de sua inspiração na Casa Israelense de quatro cômodos, um antigo arquétipo encontrado no Mediterrâneo há mais de 3500 anos, com os ambientes construídos em torno de um pátio central. O desenho foca na ligação entre os espaços internos e externos com um grande pátio interno que cria uma transição gradual dos espaços públicos e privados.

© Lior Avitan, Courtesy of Solar Decathlon Team Israel

Outras características essenciais da casa são sua cobertura angulada, projetada para otimizar a energia solar, e sua fachada que integra elementos tecnológicos como painéis fotovoltaicos, coletores de energia solar integrados com a vegetação. A 'mashrabiya' na parede externa possui tanto funções estéticas quanto climáticas, integrando uma característica específica da cultura de Israel num desenho moderno.

© Lior Avitan, Courtesy of Solar Decathlon Team Israel

O edifício incorpora elementos passivos de projeto que criam um isolamento térmico que manterá um ambiente de estar confortável, trabalhando com o mínimo de espaço para aquecimento e resfriamento. Janelas, paredes e pisos são feitos para coletar, armazenar e distribuir energia solar em forma de calor no inverno e se isolar do calor excessivo no verão.

© Lior Avitan, Courtesy of Solar Decathlon Team Israel

Destaca-se o emprego de materiais sustentáveis na casa, incorporando uma estrutura leve de steel frame e materiais recicláveis, como painéis de fibrocimento ao invés dos tradicionais painéis cimentíceos e bambu com certificação FSC. Todo o mobiliário da casa é feito de materiais sustentáveis, resistentes e reciclados e podem ser arranjados em configurações diferentes de acordo com as necessidades dos usuários. O resultado é um projeto flexível e sustentável de uma casa que fortemente reflete os aspectos ambientais, culturais e sociais da região de Israel.

© Lior Avitan, Courtesy of Solar Decathlon Team Israel

Para mais informações sobre a proposta do Team Israel, visite a página oficial da equipe.

Referências: Solar Decathlon Team Israel (PDF, Website)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Porada, Barbara. "Solar Decathlon China 2013: Equipe de Israel apresenta casa solar inspirada em antigas tradições construtivas" [First Israeli Team to Compete in The Solar Decathlon] 17 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-134213/solar-decathlon-china-2013-equipe-de-israel-apresenta-casa-solar-inspirada-em-antigas-tradicoes-construtivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.